A medida faz parte da proposta de reestruturação da Saúde, por meio do fortalecimento da Atenção Básica. “A população de Toledo cresceu muito nos últimos anos e não houve um acompanhamento das estruturas, por isso estamos investindo na reforma e ampliação de diversas unidades que já estavam defasadas, a exemplo do Posto do Centro e dessa nova obra que licitamos para o Distrito de Dois Irmãos. Além disso, novas UBS’s também estão em construção, como a do Jardim Coopagro”, afirmou o prefeito Beto Lunitti.
Do total investido cerca de 50% ou R$ 60 mil são oriundos da Secretaria de Saúde. Segundo a secretária de Saúde, Denise Campos, a medida representa uma antiga demanda da comunidade. “Essa Unidade nunca havia recebido obras de reforma, e com isso, além de garantirmos melhores condições de atendimento para população e de trabalho para os servidores, ainda atendemos as exigências da Vigilância Sanitária, que era uma preocupação da Secretaria”, afirmou.
Além disso, outros R$ 60.443,64 são recursos do Orçamento Participativo. “A comunidade acumulou recursos de dois anos para investir na melhoria da Unidade. Isso é muito positivo, pois aponta a preocupação da população com áreas importantes, como a Saúde”, destacou o assessor de Assuntos Comunitários, Valtair Caetano Apolinário.
O assessor especial em Saúde, Edson Simonato, lembrou que a obra ainda não havia sido executada devido irregularidades do terreno. “O terreno não estava averbado e por isso tivemos que providenciar toda tramitação burocrática, o que fez com que a obra demorasse um pouco mais para ser licitada”. A previsão é que a reforma e ampliação seja finalizada até o fim do segundo semestre de 2014.