Neste mês foram abertas as inscrições para o 2º Concurso de Crônicas e Poesias Edy Braun. O evento é organizado pela Prefeitura de Toledo, Biblioteca Pública Municipal (Extensão Vila Pioneiro) e da Secretaria Municipal de Educação (SMED). Lançado em 2013, o Concurso de Crônicas e Poesias Edy Braun obteve 192 publicações inscritas. O objetivo é poetizar o talento do jovem ao adulto.
De acordo com a coordenadora do projeto, Silvia Moreira Corrêa da Cruz, todos os moradores de Toledo e região podem participar do concurso. As pessoas poderão se inscrever em apenas um gênero literário – crônica ou poesia – que ainda não tenha sido premiado. “O tema é livre e a inscrição é gratuita”, explicou. O Concurso Literário é dividido em categoria geral – acima de 16 anos – e juvenil – até 16 anos.
Serão aceitas na disputa as obras que forem protocoladas na Biblioteca Pública Municipal (Extensão Vila Pioneiro), na Rua Doutor Cyro Fernandes do Lago, 85, Vila Pioneiro; na Biblioteca Pública Municipal, Avenida Tiradentes, 1165, Centro; no Centro de Revitalização da Terceira Idade (CERTI) Doutor Ernesto Dallóglio, Rua Rodrigues Alves, 1224, Jardim Coopagro; na Casa da Cultura, Rua XV de Novembro, 1638, no Centro; ou na Secretaria Municipal da Educação, Rua General Rondon, 2195, Jardim La Salle.
Premiação
Conforme as informações da coordenadora do concurso, os jovens serão premiados nos três primeiros lugares das categorias Crônica e Poesia. “Esse ano haverá também um prêmio especial na Categoria Juvenil para a melhor poesia de aluno da rede pública municipal de ensino e para a melhor crônica de aluno da rede estadual ou privada de ensino de Toledo”.
Os prêmios serão em dinheiro e os valores variam de R$ 100,00 a R$ 500,00 divididos em primeiro, seguro e terceiros lugares. “Serão ainda conferidas ‘Menções Honrosas’ para as duas categorias de premiação especial – melhor poesia e crônica, por iniciativa da comissão julgadora”, expôs Silvia.
Sobre o Concurso de Crônicas e Poesias Edy Braun
Lançado em 2013, o Concurso de Crônicas e Poesias Edy Braun obteve 192 publicações inscritas no ano de lançamento. O objetivo é poetizar o talento do jovem ao adulto. Desta maneira o concurso possibilita a expressão por meio de palavras, ditadas em poesias e crônicas.