Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Seminário de Políticas para Juventude acontece nesta quinta e sexta-feira

Em relação à valorização do jovem na sociedade, e com a intenção de fazer trocas de experiências, o programa de Pós-Graduação do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, em parceria com a Secretaria da Juventude realizará o Seminário de Políticas para Juventude. A atividade acontece nesta quinta (03) e sexta-feira (04), a partir das 8h no Mini Auditório da Unioeste. Para a palestra, o evento contará com o professor alemão Werner Thole, da Universidade de Kassel (Alemanha), reconhecido e renomado pesquisador na temática da juventude na Alemanha, além da coordenadora de Políticas Setoriais da Juventude da Secretaria Nacional da Juventude, Helena Wendel Abramo. Ambos, juntamente com Paulo Leonardi formarão uma mesa redonda para debater Políticas para Juventude e sua realidade no Brasil e na Alemanha.

01/07/2014 - 21:44


Na período da tarde os jovens participarão de um worshop com a presença do responsável pelo setor de bolsas de doutorado da Fundação Hans-Böckler (Alemanha), Werner Fiedler, além de pesquisadores e professores da Unioeste. As atividades acontecerão no Centro da Juventude Márcio Antonio Bombardelli (Europa/América). As ações da parte da tarde contarão ainda com a presença do grupo de danças brasileiras do Colégio Estadual Jardim Europa, além do grupo de Capoeira de Toledo.

A ação vem ao encontro do projeto de pesquisa da pós-doutoranda e bolsista Cristiane Sander, supervisionado pela professora Doutora Marli Renate von Bosrtel Roesler, que tem por tema “A Política Nacional de Juventude e participação dos jovens na formulação e implementação da Política de Juventude em Toledo/PR”, buscando estabelecer um intercâmbio e pesquisa comparativa entre o trabalho com jovens no Brasil e Alemanha. “A intenção é fazer mesmo uma troca de experiências, tanto para que o professor Werner (Thole) saiba como as políticas para jovens são feitas no Brasil, quanto para que ele nos diga e mostre como são feitas na Alemanha”, contou. Além disso, a pós-doutoranda ainda comenta que o evento dará maior visibilidade para a sociedade, e principalmente para os jovens, de como as políticas para juventude são realizadas tanto em Toledo, quanto em todo o Brasil, “já que isto é muito recente no nosso país”, enfatizou.

“Nós tivemos uma grande felicidade de ser foco de estudo de um comparativo da Alemanha com o Brasil. No município de Toledo nós temos uma parceria com o curso de Serviço Social da Unioeste onde temos uma pós-doutoranda dentro da Secretaria da Juventude fazendo a sua pesquisa de pós-doutorado na Alemanha comparando os jovens do município de Toledo com os jovens da cidade de Kassel, na Alemanha”, contou o secretário da Juventude, Paulo Leonardi.

Programação e inscrição

Para participar do evento, os interessados podem se inscrever no site da Prefeitura (www.toledo.pr.gov.br). As atividades começam às 8h, no Mini Auditório da Unioeste, campus Toledo. À tarde, continuam com atividades no CEJU/Europa, a partir das 14h, com workshop e apresentações culturais. Já na sexta-feira (04) das 8h às 12h serão feitas reuniões institucionais e visitas técnicas com os envolvidos nas atividades do dia anterior em locais públicos que envolvem a juventude, como o Florir Toledo, os CEJUs, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), entre outros.

Ações da Secretaria da Juventude em Toledo

A preocupação com os jovens de Toledo nos últimos anos têm aumentado gradativamente. Vistos pela sociedade como portadores de opinião, influenciadores e o futuro do país, a juventude tem um papel importante e fundamental na formação do município. Esta valorização é demonstrada através de toda a assistência que os adolescentes recebem. Um exemplo são os Centros da Juventude Mariana Von Borstel, no Jardim Coopagro, e Márcio Antonio Bombardeli, no Jardim Europa/América, que atuam no município há dois anos.

Os dois CJU’s atendem aproximadamente 800 jovens do município oferecendo em contra turno à escola cursos e atividades, sendo seu horário de atendimento das 7h45 às 22h. No CJU/Europa são atendidos 480 jovens e no CJU/Coopagro 310. Todos os participantes têm a sua disposição nove cursos, além de 15 atividades esportivas e culturais, participando gratuitamente de todas elas. Além disso, os centros ainda fazem ações diferenciadas com os participantes, como campeonatos de xadrez, festas juninas, além de atos promovidos em alusão a datas comemorativas, como dia das mães.

Os cursos ofertados para os jovens são de idiomas, sendo inglês e espanhol, de informática avançada, manobras radicais de bike com oficinas, dança de salão e de ritmos coreografados, de teclado, guitarra e violão. As atividades esportivas e culturais ofertadas são teatro, desenho, natação, handebol, futsal, basquetebol, voleibol, xadrez, tênis de mesa, judô, karatê, jiu jitsu, capoeira, atletismo, muay thai e kickboxing. Todos realizados com profissionais da área capacitados. As ações ainda são feitas em parceria com as secretarias de Cultura e Esportes e Lazer.

Segundo o secretário de Juventude, Paulo Leonardi, os centros são um ótimo local para o jovem se aperfeiçoar, além de poder aprender novas atividades e até descobrir uma carreira. “Nos Centros da Juventude nós temos três pilares, que é formação, convivência e cidadania. É de muita importância, pois isso resgata no contra turno escolar a oportunidade do jovem estar sempre presente em conhecimento de cidadania, formação e até mesmo de convivência”, contou.

As parcerias que os CJU’s têm com as demais Secretarias permitem que o jovem tenha boas opções de cursos, além de atividades atrativas para aprender. “As Secretarias de Juventude e Cultura tem uma parceria que fortalece, intensifica e propaga as diversas ações que são desenvolvidas em conjunto. Além disso, esses cursos dão uma maior diversidade para que o jovem escolha o que quer fazer, tendo um leque maior de opções, além de complementar as suas atividades extracurriculares”, afirmou a secretária de Cultura Geni Fabris.

Além disso, as atividades esportivas realizadas nos CJU’s são desenvolvidas em parceira com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL). “É muito importante que os jovens pratiquem esportes, por isso somos parceiros para oferecer estas opções para o desenvolvimento do desporto para os freqüentadores. Assim eles podem se descobrir atletas, ou somente praticar uma atividade física”, concluiu a secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa.

Anuncio gene 2