A capital paranaense do agronegócio não abre mão da tecnologia e por isso novas torres de telefonia celular estão sendo instaladas no interior do município de Toledo. O recurso foi solicitado pelo Governo Municipal visando atender as demandas dos munícipes relacionadas a esse problema. Para solucionar o problema, o poder público municipal manteve contato lideranças políticas e empresariais em nível nacional. O objetivo é levar o sinal de celular, já que é um meio popular e de fácil utilização para comunicação e importante para o desenvolvimento.
De início, as torres estão sendo instaladas nas comunidades de Vila Nova e Vila Ipiranga. O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, ressaltou que além dos moradores das áreas, todas as pessoas que transitam pelos distritos serão beneficiadas. “Essa comunicação instantânea qualifica todo o processo de contato sob o aspecto da economia, das relações interpessoais, e da melhor qualidade de vida e até mesmo da saúde, porque muitas vezes uma chamada via celular pode salvar uma vida”. Beto ainda lembrou que com a torre instalada em Vila Ipiranga, as pessoas que estiverem passando pela rodovia Doutor Ernesto Dall’Oglio, também poderão usufruir do sinal.
Segundo o secretário de Desenvolimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Edemar Rockembach, os representantes da empresa de telefonia pretendem vir dentro de 15 dias fazer uma vistoria para afirmar quando que as antenas entrarão em funcionamento. “A expectativa é que, se as antenas tiverem bom resultado, os sinais estejam funcionando ainda no mês de agosto”, afirmou.
Para o administrador distrital de Vila Nova, Cláudio Mundstock, esse será um benefício que trará benefícios para a população que reside no interior. “Em poucos locais as pessoas podiam encontrar sinal de celular. Agora, até os produtores dos arredores poderão fazer as ligações de celular das próprias propriedades, melhorando ainda mais a qualidade de vida, graças às ações do governo municipal”, comentou.
O vice-prefeito toledano, Adelar Hoslbach, também comentou a notícia. “É bom saber que a população do interior do nosso município poderá utilizar este recurso que, atualmente, é importantíssimo. Estamos felizes com estas manifestações por parte da empresa e esperamos que os toledanos destas regiões possam contar com a telefonia móvel o mais rápido possível”, finalizou.
Lei N° 2.135, de 27 de junho de 2013
A instalação da tecnologia foi possível depois da lei sancionada em julho de 2013 pelo prefeito, que altera a legislação sobre a sistematização e o regramento de padrões urbanísticos, sanitários e ambientais para a instalação de estações de Rádio-Base (ERBs) e de mini-estações de Rádio-Base (Mini ERBs) de telefonia celular e de telecomunicações em geral, no município. Com a legislação ficou mais flexível à instalação de novas torres, com alterações relacionadas à altura, instalação em terrenos e prédios, e distâncias em relação a imóveis vizinhos.
O prefeito Beto lembrou que, com essa facilidade, bairros como o Jardim Coopagro, que não possuíam sinal de celular, agora já contam com essa tecnologia, abrangendo toda a região no seu entorno. “E assim vai acontecer com os distritos de Toledo. Aos poucos, tudo o que buscamos em relação a atender as demandas de telefonia celular em Toledo, está sendo feito, pressionando, tanto a área política quanto a de empresas, para que isso se resolva. Juntos, com a população, estamos conquistando isso para Toledo”, comentou. Beto ainda disse que a pretensão é de beneficiar todas as comunidades, mas que isso vai conforme os investimentos das próprias companhias.