Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Cresce número de jovens com DST/HIV/AIDS; CTA faz campanha de prevenção

A intenção do concurso é sensibilizar os jovens para a prevenção das doenças infectocontagiosas como a HIV/Aids que cresce entre este público

02/07/2014 - 09:33


O CTA/SAE Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) está com as inscrições abertas para o concurso de poesia e desenho do projeto de saúde e prevenção nas escolas. O tema para este ano é “DST/HIV/AIDS: Criando arte para que a arte crie novos pensares”. A intenção do concurso é sensibilizar os jovens para a prevenção das doenças infectocontagiosas como a HIV/Aids que cresce entre este público. As inscrições vão até 31 de outubro e podem participar alunos de escolas públicas e privadas do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio. Serão selecionados 12 desenhos e 12 poesias, que irão compor o calendário do Ciscopar 2015. Os vencedores ganharão um tablet.

O projeto é desenvolvido através da parceria do CISCOPAR com o Núcleo de Educação de Toledo e Assis Chateaubriand, Secretarias Municipais de Saúde e 20ª Regional de Saúde. Tem por objetivo proporcionar aos alunos da rede pública e privada informações atualizadas sobre prevenção em DST/HIV/Aids e hepatites virais. De acordo com a justificativa do projeto, na maioria dos casos, os homens temendo gravidez, estimulam a jovem a usar anticoncepcional hormonal, mas não se preocupam com a transmissão das DST e da Aids. Esse comportamento também tem elevado o crescimento no número de infectados de 13 a 19 anos.

Segundo a coordenadora do CTA, Suzana Guizzo, o foco da campanha é sensibilizar os jovens para prevenção. “O projeto visa promover a educação preventiva e continuada em DST/HIV/Aids e hepatites virais nas escolas, construindo um processo de transformação da realidade, ampliando os conhecimentos dos adolescentes e estimulando a conscientização da importância da prevenção”.

A coordenadora enfatiza que a competição proposta pelo concurso visa fomentar a participação dos jovens como sujeitos de transformação. “Queremos fomentar a inserção das temáticas relacionadas à educação no campo da sexualidade ao cotidiano da prática pedagógica dos professores, e também construir conhecimentos e experiência a partir do retrato dos jovens e adolescentes”.

O concurso acontece desde 2010 com forte adesão da comunidade escolar, o que motiva o CTA dar continuidade à campanha. O regulamento do concurso pode ser conhecido no site do Ciscopar (www.ciscopar.com.br) ou no CTA/SAE do CISCOPAR ou na secretaria da escola onde o aluno está matriculado.

Anuncio gene 2