Segundo o prefeito Beto Lunitti, a medida representa a preocupação do governo com o setor. “Em 2013 investimos em Educação 25,95% da receita corrente líquida e a previsão é ultrapassar esse número em 2014. A destinação de recursos para obras de reforma e construção fazem parte do processo de reestruturação, pois o município contava com diversas escolas em condições inadequadas para o ensino devido a problemas de goteiras e infiltração. Além disso, temos uma necessidade de ampliar o número de vagas, principalmente para a educação infantil, o que demanda de novas estruturas”, afirmou o prefeito.
Atualmente Toledo conta com três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) em construção, na Vila Paulista, Jardim Europa e Jardim Laranjeiras. Além disso, a SMED já contratou a execução de uma nova unidade no Jardim São Francisco. “E no primeiro semestre do ano finalizamos a construção do CMEI Rosane Peripolli Fontes, no Jardim das Orquídeas, o que possibilitou a criação de mais 80 vagas para crianças de 0 a 4 anos. Nosso objetivo é criar ainda mais vagas ainda em 2014”, ressaltou a secretária de Educação, Tania de Grandi.
REFORMAS E AMPLIAÇÕES
As escolas municipais também têm recebido investimentos. Uma das principais obras previstas em 2014 é a da Escola Municipal Vereador José Pedro Brum (CAIC), que sofre a cerca de seis anos com problemas de infiltração e alagamento. As obras no prédio, construído há 19 anos, representam uma antiga demanda da comunidade escolar e foram previstas pela atual gestão no Orçamento 2014 e no PPA- 2014-2017. “Já tivemos a aprovação dos projetos pela comunidade e a partir de agora a previsão é que a obra inicie o quanto antes”, comentou Tania.
Obras de readequação também estão previstas na Escola Municipal Waldyr Becker, no Jardim Coopagro. Já a Escola Municipal Arsênio Heiss, no Jardim Porto Alegre, receberá reforma e ampliação este ano, de acordo com a secretária de Educação, que destacou demais ações de infraestrutura para o setor. “Essa interferência geral para melhoria da estrutura já foi realizada em 2014 na Escola Municipal Santo Antônio, no Distrito de Boa Vista. Atualmente está em execução o projeto de reforma e ampliação da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, no Distrito de Ouro Preto, e será empenhado ainda esse ano o projeto de reforma e ampliação da Escola Municipal São Pedro, em Cerro da Lola”.
ESCOLA MUNICIPAL SÃO DIMAS
Incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015, a Escola Municipal São Dimas, na comunidade de Bom Princípio, também receberá obras de reforma e ampliação. Na última quarta-feira (26) a comunidade escolar pode conferir o pré-projeto elaborado pela Secretaria de Planejamento Estratégico, e que a partir de então, está sendo debatido pela Escola para que atenda as demandas da comunidade. Na ocasião a comunidade apresentou as reivindicações e os moradores se mostraram satisfeitos com o projeto apresentado, que superou as expectativas.
O pré-projeto apresentado conta com a construção das três salas de alvenaria, que segundo a diretora não impedirá o funcionamento da escola. Além disso, a Cozinha da instituição deverá ser ampliada, com construção de dispensa, refeitório fechado, construção de espaço para armazenar materiais de limpeza e almoxarifado. Área administrativa e sala multiuso, além de adequações e mudanças no restante das estruturas. Outras medidas deverão ser realizadas, como substituição do piso de taco, repintura, forro e parte elétrica. O projeto foi deixado na escola para que possa ser debatido pelos servidores e toda comunidade escolar. Segundo a professora Ivoni Seffrin, mesmo sem sofrer alterações pela escola o projeto já estaria satisfatório. “Se sair do jeito que está ai já está ótimo. Vim da cidade e quando cheguei aqui fiquei assustada pela falta de estrutura. A comunidade está aqui para pedir isso”, afirmou.
EQUIPAMENTOS
Sobre os investimentos em materiais, mobiliários e equipamentos, a diretora do Departamento de Ensino, Neusa Koval, ressaltou a necessidade de renovação. “Estamos investindo em melhorias fundamentais, que oferecem melhores condições de ensino. Isso porque estamos tratando de uma geração muito ligada a tecnologia”. Entre as aquisições realizadas e previstas para 2014 destacam-se equipamentos para escolas municipais e CMEI’s, como eletrodomésticos, equipamentos de ar condicionados, de informática, além de diversos materiais e mobiliários para as unidades.