Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Três Secretarias Municipais atenderão em novo espaço

Para atender novas demandas administrativas e acompanhar o desenvolvimento socioeconômico e populacional de Toledo algumas Secretarias Municipais, em breve, passarão a atender em novo endereço. As Secretarias de Habitação e Urbanismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo mudarão suas instalações para a Rua Piratini, 2228, no Centro. Nos próximos dias toda a infraestrutura estará adequada para que as mudanças ocorram.

02/07/2014 - 17:36


Segundo o secretário de Administração, Amauri Linke, um novo espaço para estas Secretarias era necessário. “O prédio da Prefeitura precisa de adequações do ponto de vista da segurança, tanto para os servidores, quanto para os munícipes. Ele está pequeno e temos a necessidade de reorganizar os espaços e melhorar o ambiente de trabalho. Hoje não conseguimos mexer em uma sala aqui. O município cresce e é preciso fazer essas adequações. Já a Secretaria de Meio Ambiente está em lugar inadequado e vamos corrigir isso”, frisou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Edemar Rockenbach viu com bons olhos a mudança. “Nós vamos ter tranquilidade para atender, será perto do empresariado, até as vagas para estacionamento são mais disponíveis naquela região. Vamos reordenar as demandas, pois no contexto estrutural da Prefeitura, teríamos que construir um prédio de uns oito andares para atender toda a demanda administrativa do município”, comentou.

Secretaria do Meio Ambiente

Os impactos mais positivos serão percebidos pela Secretaria de Meio Ambiente (SMA), que há anos atua em locais inadequados. Até o início de 2013 ela funcionava dentro da Usina do Conhecimento. “Era um lugar com inúmeras goteiras, as pombas defecando dentro da Usina, corríamos o risco de transmissão de doenças, entre outros problemas na época”, lembrou o secretário de Meio Ambiente, Leoclides Luiz Roso Bisognin.

Segundo ele, ainda que na época foi providenciado uma mudança emergencial para onde funcionava o Ecoclube e Conselho do Meio Ambiente, ao lado do Parque das Aves, local onde está instalada hoje a SMA. “Para que nós pudéssemos permanecer lá, tivemos que fazer uma desratização e uma dedetização para, no mínimo, ter um local razoável de trabalho”.

Ainda esse ano a Secretaria irá assumir o Licenciamento Ambiental do município, ou seja, ficará responsável em emitir as licenças ambientais que hoje são emitidas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). “Com isso a demanda de serviço irá aumentar consideravelmente. Por isso precisamos de um local adequado para os servidores e para receber a população. Depois de muitos anos finalmente essa mudança se torna uma realidade para a Secretaria de Meio Ambiente”, frisa Bisognin. Mesmo após a saída da Secretaria, o Parque Zoobotânico permanecerá seu atendimento normal no Horto Florestal do Parque Ecológico Diva Paim Barth (Parque das Aves).

Investimento e divisão dos espaços

Na nova estrutura será melhorada a parte de telefonia, internet e outras ferramentas que tornarão a prestação de serviços à comunidade mais eficientes e eficazes. Assim que tudo estiver instalado o prédio da Rua Piratini, 2228 poderá receber seus novos inquilinos. O aluguel mensal é de R$ 6 mil, considerado dentro do valor de mercado se avaliada a localização. São 524,90 metros quadrados de área construída.

A Secretaria de Habitação e Urbanismo fez o projeto de ocupação do espaço, conforme a solicitação e demanda de cada secretaria. Como a Secretaria de Habitação e Urbanismo terá o maior fluxo de atendimento ao público, ocupará o espaço térreo e sua parte operacional ficará nos fundos do prédio, onde será instalado o almoxarifado para guardar as ferramentas. Já as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente ficarão com o piso superior.

O Departamento de Patrimônio vai realizar a colocação das divisórias e organizar a licitação da climatização do espaço. “Vamos deixar o local pronto para as Secretarias se instalarem com tranquilidade. Na entrada, a proposta é fazer uma recepção geral para facilitar o atendimento ao público”, explicou o diretor de Patrimônio, Noel Augusto da Silva. Segundo ele, o Paço Municipal Alcides Donin terá algumas intervenções imediatas na parte do subsolo. Será providenciada a abertura de uma porta de emergência e alguns setores serão reorganizados para esse espaço.

Anuncio gene 2