Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

PECUÁRIA

Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015 é apresentado em Toledo

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), apresentou, nesta quarta-feira (02), o Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015. No Paraná o programa foi anunciado por meio de webconfêrencia em 56 pontos do Estado, atingindo cerca de três mil lideranças da categoria. Em Toledo, o evento de apresentação da próxima edição do crédito liberado para agricultura familiar, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), aconteceu no Auditório Anuar Battisti, no campus Toledo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

02/07/2014 - 18:16


O prefeito Beto Lunitti estava presente no evento e destacou a importância do financiamento da agricultura e do agronegócio, atingindo diretamente toda a região Oeste e o município de Toledo. “Toledo hoje tem 1,6 bilhão no Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP). Este número expressivo foi alcançado com a presença forte da agricultura familiar. Isso mostra que o Governo Federal está no rumo certo ao promover o acesso ao crédito para que a produção e a vida dos beneficiados melhorem”, comentou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Toledo, Delvo Baldin, falou sobre o que representa o Plano Safra para os produtores da agricultura familiar. “Não precisamos voltar muito no tempo e ver que há alguns anos não tínhamos nenhuma alternativa para custeio e investimento. Hoje nós temos a oportunidade de usufruir deste benefício”. Baldin também lembrou que a presença do prefeito Beto Lunitti no evento demonstra a preocupação do município com a Agricultura Familiar.

Em Toledo será investido, por meio do MDA, aproximadamente meio bilhão de reais. Este número foi apresentado pelo gerente regional Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Ivan Decker Raupp. Segundo ele, em 2013, foram destinados a região R$ 480 milhões. “Neste ano, com o acréscimo 14,7%, no que foi repassado no ano passado. Este valor representa 20% do total destinado ao Paraná”, concluiu.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Augusto de Souza, Toledo foi um dos municípios da região que mais acessou o Pronaf. “Tivemos 94% dos nossos produtores buscando os recursos e destes, 98% obtiveram sucesso. Isto representou aproximadamente R$ 48 milhões em investimentos na agricultura familiar no município”. José Augusto afirmou que isto representa a eficiência na gestão das propriedades rurais. “Com isso, ganha o produtor, que aumenta e qualifica sua produção, e ganha o município como um todo, pois amplia o VBP e conseqüentemente o retorno de recursos que vão atender todos os toledanos”, finalizou.

Anuncio gene 2