O prefeito Beto Lunitti estava presente no evento e destacou a importância do financiamento da agricultura e do agronegócio, atingindo diretamente toda a região Oeste e o município de Toledo. “Toledo hoje tem 1,6 bilhão no Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP). Este número expressivo foi alcançado com a presença forte da agricultura familiar. Isso mostra que o Governo Federal está no rumo certo ao promover o acesso ao crédito para que a produção e a vida dos beneficiados melhorem”, comentou.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Toledo, Delvo Baldin, falou sobre o que representa o Plano Safra para os produtores da agricultura familiar. “Não precisamos voltar muito no tempo e ver que há alguns anos não tínhamos nenhuma alternativa para custeio e investimento. Hoje nós temos a oportunidade de usufruir deste benefício”. Baldin também lembrou que a presença do prefeito Beto Lunitti no evento demonstra a preocupação do município com a Agricultura Familiar.
Em Toledo será investido, por meio do MDA, aproximadamente meio bilhão de reais. Este número foi apresentado pelo gerente regional Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Ivan Decker Raupp. Segundo ele, em 2013, foram destinados a região R$ 480 milhões. “Neste ano, com o acréscimo 14,7%, no que foi repassado no ano passado. Este valor representa 20% do total destinado ao Paraná”, concluiu.
De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Augusto de Souza, Toledo foi um dos municípios da região que mais acessou o Pronaf. “Tivemos 94% dos nossos produtores buscando os recursos e destes, 98% obtiveram sucesso. Isto representou aproximadamente R$ 48 milhões em investimentos na agricultura familiar no município”. José Augusto afirmou que isto representa a eficiência na gestão das propriedades rurais. “Com isso, ganha o produtor, que aumenta e qualifica sua produção, e ganha o município como um todo, pois amplia o VBP e conseqüentemente o retorno de recursos que vão atender todos os toledanos”, finalizou.