Logo após sua inauguração a biblioteca da Câmara Municipal também recebeu da Escola do Legislativo a doação de uma coleção obtida junto ao Senado Federal. São obras que integram a coleção Edições do Senado Federal, a qual reúne obras de importância histórica sobre a trajetória brasileira e o Legislativo. Nela estão obras como Autobiografia do Visconde de Mauá, O Estado Independente do Acre e J. Plácido de Castro, de Genesco de Castro, irmão do herói gaúcho da independência do Acre da Bolívia no início do século passado, ou O Ano da Independência, obra de vários autores que aborda o contexto do surgimento do Brasil como país independente. As obras históricas incluem João Goulart, Sessão Solene do Congresso Nacional de Devolução Simbólica do Mandato, em 18 de dezembro de 2013. A Biblioteca da Câmara também conta uma coleção em Braille das Edições do Senado Federal, a qual traz a obra Conselhos aos governantes, de Erasmo de Roterdã.
A Biblioteca da Câmara Municipal reúne ainda livros sobre Toledo e sua trajetória. No espaço cultural do Legislativo está a obra Toledo no Paraná, de Ondy Niederauer; Toledo e Seus Distritos, do Projeto História e Tempo de Heróis, de Vítor Beal, entre outras. O espaço oferece ainda livros para pesquisas, como o Código de Trânsito Brasileiro e Legislação Complementar, de Ordeli Savedra Gomes, além de diversas obras na área de direito, abordando desde o direito administrativo e direito constitucional à contabilidade pública, licitações, além de temas legislativos como os regimentos internos de câmaras municipais e também romances.
O presidente do Legislativo, Adriano Remonti, considera que a Biblioteca da Câmara Municipal abre mais um espaço na instituição ao uso da população. “Determinamos que fossem organizados e catalogados os livros da Câmara na biblioteca para que a comunidade possa usufruir e ficamos felizes que isso possa ser disponibilizado no meu mandato”, comentou Adriano Remonti
sobre o espaço.
A Biblioteca da Câmara Municipal reúne 3.113 obras, além de periódicos e computador com o cadastro dos livros existentes, podendo ser utilizada pelo público nos horários de funcionamento da Câmara Municipal, com exceção dos horários das sessões ordinárias e audiências públicas noturnas.
CULTURA
Biblioteca da Câmara Municipal é opção de leitura e pesquisa
As opções nas férias escolares ou de lazer e pesquisa em Toledo incluem a leitura e as alternativas para esta atividade contam com a Biblioteca da Câmara Municipal. O local foi preparado com a reforma de um espaço e instalação de estantes e desde março está aberto ao público. A Biblioteca da Câmara Municipal reúne mais de 3 mil livros acumulados durante a história do Legislativo, em aquisições que ela realiza anualmente, doações de autores e também de instituições. É o caso de livros de autores toledanos e também de obras como O Divino Poema, impresso pela Sociedade Dante Alighieri para divulgação da obra do autor italiano.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 3Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
- 4Adeus a Luís Fritzen
- 5Artista ressalta pluralidade do circo durante Mostra em Toledo
Últimas notícias
- 1Cesta básica de Toledo registra quarta queda consecutiva, mas ainda acumula alta no ano
- 2Valor 1000 reconhece o Sicredi entre as 100 maiores instituições financeiras do país
- 3Funtec discute atualização da lei de regulamentação em reunião extraordinária
- 4Toledo define cronograma de atividades da Semana Nacional de Trânsito 2025
- 5A sutil política da inércia