Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Seminário de Políticas para Juventude atrai centenas de jovens toledanos

Troca de experiências, intercâmbio de informações e novas aprendizagens. Este foi o foco do Seminário de Políticas para Juventude que aconteceu nesta quinta-feira (03). As ações ocorreram, na parte da manhã, no mini auditório da Universidade Estadual Oeste do Paraná, campus Toledo, e na parte da tarde no Centro da Juventude Márcio Antonio Bombardelli (Europa/América). A atividade foi desenvolvida pelo programa de Pós-Graduação do curso de mestrado de Serviço Social da Unioeste em parceria com a Secretaria da Juventude. Durante os dois períodos houve ótima participação da comunidade jovem, com público de mais de 300 pessoas.

03/07/2014 - 21:25


Durante o período da manhã, aconteceram diferentes palestras. A primeira foi “Crescendo na Alemanha: Trabalho Social com Crianças e Jovens”, que foi ministrada pelo professor alemão Werner Thole, da Universidade de Kassel (Alemanha), reconhecido e renomado pesquisador na temática na juventude na Alemanha. Na sequência, a pós-doutoranda, Cristiane Sander, explanou o tema “Juventude Brasileira e a Conquista da Política Nacional da Juventude”, e para finalizar, o secretário da Juventude de Toledo, Paulo Leonardi, falou sobre “A Construção da Política da Juventude de Toledo”. Já na parte da tarde, os participantes puderam conhecer, através de um workshop, um pouco do trabalho que cada secretaria do município de Toledo faz com os jovens. Estiveram presentes as Secretarias de Cultura, Saúde, Esportes e Lazer, Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Habitação e Urbanismo e Políticas para Mulheres e Comunicação. Além de associações não-governamentais ligadas a juventude, como Leo Clube, Rotaract, Florir Toledo, Circo da Alegria e Circo Ático, Trupe Raios, Projovem, Observatório Social, Pastoral da Juventude Lassalista, entre outros.

Os profissionais alemães puderam trazer para a população de Toledo sugestões e reflexões de como aplicar e fazer políticas para juventude no município, foi o que afirmou o prefeito Beto Lunitti. Além disso, o gestor ainda comentou sobre a importância do seminário. “Esse seminário vem atender uma demanda, que é nós aprofundarmos cada vez mais as políticas públicas para a juventude, buscando o intercâmbio com a Alemanha, porque certamente este país que já tem uma história muito vantajosa com relação as políticas para juventude pode nos oferecer muitas oportunidades de um olhar diferente e melhorado para a aplicação das políticas públicas para juventude”, afirmou.

Juntamente com o professor Werner Thole, veio para Toledo, conhecer as políticas para juventude do município, o responsável pelo setor de bolsas de doutorado da Fundação Hans Böckler (Alemanha), Werner Fiedler. “Nós estamos muito surpresos com o que está acontecendo aqui. Essa estrutura é muito boa, muito interessante, tem uma diversidade grande de jovens aqui. Então a princípio estamos impressionados”, afirmou Fiedler. Além disso, os alemães ainda falaram sobre as diferenças que vêem entre o Brasil e Alemanha. “São projetos diferentes, daqui e de lá, mas percebemos que são de boa qualidade, com bom significado político-social. Além disso, as formas pedagógicas com que trabalham aqui em Toledo também são muito boas”, explicou Thole.

Para recepcionar os professores, além do gestor municipal, as crianças do Circo da Alegria, que estavam a caráter, mostraram o CJU/Europa para os visitantes. “A gente veio fazer uma recepção para os professores que vieram de fora, para os alunos e para todos que vierem participar”, contaram as participantes do Circo, Julia Bombonatto da Silva, de sete anos, e Amanda de Freitas, de oito, que ainda acrescentaram estar gostando muito da atividade, que é diferente bacana.

Segundo o secretário da Juventude, Paulo Leonardi, este evento foi importante para acontecer um encontro com a juventude, onde o poder público pode construir uma política para e com a juventude toledana. “Os dois professores alemães nos mostraram que no país deles existem 145 mil organizações juvenis, sendo que lá este é o terceiro poder, onde o primeiro é a educação, o segundo a família e o terceiro as organizações juvenis. Então, essas organizações têm um papel fundamental dentro da Alemanha, porque junto com as políticas públicas para juventude com organizações juvenis nós temos muito a avançar no nosso município, e é isso que este evento está nos trazendo”, contou.

Ao final da tarde, todos se reuniram no auditório do CJU/Europa, onde os professores Thole e Fiedler puderam falar sobre suas impressões dos programas para a juventude que acontecem em Toledo, além de explicar como são feitas as ações na Alemanha e que poderiam ser aplicadas no Brasil. Para quem estava assistindo, pôde ainda fazer perguntas aos dois professores.

Anuncio gene 2