Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Secretaria de Saúde promove capacitação para redução da mortalidade infantil

Na segunda-feira (07) a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde do município, promoveu uma capacitação sobre a Vigilância do Óbito Infantil e Fetal. A ação foi direcionada aos representantes das 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e aconteceu na Escola de Administração Pública Municipal (Escola de Governo). O objetivo foi mapear as necessidades e promover ações de melhoria dos índices, desde o serviço da Atenção Básica nas UBS’s até a maternidade. Entre as questões abordadas esteve a série histórica de índices, a investigação dos casos e o papel da Atenção Básica.

07/07/2014 - 17:10


A discussão foi mediada pela enfermeira Carmen Garbin. Segundo a secretária de Saúde, Denise Campos, o intuito é promover ações de prevenção. “Houve um aumento da taxa de mortalidade infantil, principalmente na mortalidade neonatal precoce e tardia. Então, nós queremos mapear as necessidades para desenvolvermos ações de prevenção tanto na Atenção Básica, como na assistência nas maternidades”, explicou.
Denise lembrou ainda que o objetivo é realizar a análise dos óbitos no território das Unidades Básicas de Saúde de abrangência, juntamente com a Vigilância Epidemiológica. “Assim vamos ter uma apropriação do que aconteceu, conseguindo assim ver as ações de prevenção adequadas para queda da mortalidade. Como por exemplo, a estratificação do risco e provisionamento adequado do cuidado com a gestante e a criança, no pré-natal, no parto e após”.
Para a enfermeira da UBS do Jardim Europa, Alana Silva Ramos, a capacitação foi bastante importante. “É algo necessário para que possamos entender melhor a situação e melhorar os índices. O Jardim Europa, por exemplo, conta com um grande número de atendimento a gestantes, então, quanto mais conhecimento tivermos, melhor”, afirmou ela.

Anuncio gene 2