A diretora de Assistência Farmacêutica, Fabiana Trento, afirmou que esta aquisição vai suprir as demandas da Secretaria de Saúde e que já havia uma previsão de que alguns itens não seriam comprados no primeiro processo. “Em relação ao elevado número de itens – 380 no primeiro processo – a quantidade de frustração foi positiva, visto que era um período próximo à correção anual de mercado. Junto a isso conseguimos realizar uma economia de 36% no valor inicial. A empresa que realizará o fornecimento dos medicamentos é a Aglon Comércio e Representações Ltda”, finalizou Fabiana.
De acordo com a secretária de Saúde, Denise Campos, a medida é muito importante. “Garantir o acesso da população aos medicamentos gratuitos nas farmácias do município é um dever e compromisso da administração e estamos trabalhando para que isso seja realizado da melhor forma possível, para que não faltem itens ao longo do ano e os nossos cidadãos possam ser bem atendidos”.
O prefeito Beto Lunitti também comentou o processo, destacando a importância da ação. “O Governo Municipal tem uma preocupação constante com a saúde pública, principalmente na atenção básica. Temos conseguido implementar políticas preventivas e preparando o município para a Estratégia Saúde da Família (ESF). A assistência farmacêutica faz parte deste contexto”. Beto ainda lembrou outros investimentos neste departamento como a ampliação do atendimento na farmácia do NIS Doutor Jorge Nunes, o Mini Hospital, e a implantação da fitoterapia em Toledo.
A tomada de preços foi para 117 medicamentos que não foram adquiridos no pregão realizado em fevereiro de 2014 – dos 380 itens previstos, 24% foram considerados desertos – e vão abastecer a Farmácia Escola, as farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Farmácia Hospitalar, assim como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
SAÚDE
Secretaria de Saúde firma contrato para compra de medicamentos
A Prefeitura de Toledo firmou, na última semana, os contratos com as empresas vencedoras do pregão presencial para aquisição de medicamentos. Ao todo, serão investidos R$ 1.206.586,00 em remédios que serão distribuídos nas unidades básicas de saúde e na Farmácia Escola. Os itens neste processo foram, na maioria, injetáveis e serão entregues conforme a necessidade do município. O valor de abertura da licitação foi de mais de R$ 3 milhões, perfazendo uma economia de aproximadamente de R$ 2 milhões. As empresas iniciarão a distribuição em até 15 dias, normalizando a falta de alguns itens.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Itaipu aporta R$ 35 milhões para a construção da nova sede do Hospital Bom Jesus
- 4Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 5Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados




