A Secretaria Municipal de Educação de Toledo (SMED), por meio das coordenações de área pedagógica, desenvolveu um aplicativo (APP) para usuários de tablets e celulares, modelo smartphone, onde é possível tirar várias dúvidas sobre a estrutura organizacional da Prefeitura de Toledo. O nome do APP leva o mesmo nome do projeto que o inspirou: ‘Conhecendo Toledo’.
O coordenador da área pedagógica de História da SMED, idealizador e projetista do APP, Leandro de Araújo Crestani, explicou que o município tem um projeto para o quinto ano das escolas da rede municipal, que é chamado de “Conhecendo Toledo”, que tem o objetivo é levar para os estudantes informações relacionadas ao poder executivo, legislativo e judiciário. “Atendendo um pedido dos professores foi montado uma apostila para os alunos do quinto ano ‘Conhecendo o Poder Executivo’, que fala de toda a divisão da Prefeitura, desde o subsolo, setor térreo, até o segundo andar, mostrando como funciona toda a estrutura. Numa discussão com os professores de área da SMED, foi sugerido ampliar esse conhecimento do Poder Executivo para o público em geral, aí começaram a surgir as ideias”, contou Crestani.
A dúvida passou a ser como colocar as informações da apostila em um arquivo para download? “Teria que fazer impressão, talvez as pessoas tivessem dificuldade de acesso, então pensamos em disponibilizar em uma plataforma mais acessível, que seria os smarphones e tablets. São tecnologias digitais que hoje todo mundo tem acesso nessa Era da Sociedade de Rede. Pensando nessa mudança que teve na sociedade, avaliamos que o aplicativo teria uma boa utilidade”, disse o professor.
A elaboração do aplicativo contou com a ajuda da coordenadora de Geografia, Nádia Nogueira, e com a colaboração dos demais coordenadores de área da SMED, que fizeram a revisão e análise do material. Foi utilizada uma plataforma gratuita na internet, no site Fábrica de Aplicativos. “Terminado o aplicativo, você autoriza a visualização dele e começa o processo de divulgação compartilhando o link via facebook, twitter ou e-mail. É possível salvar um atalho na tela do aparelho, tanto do celular quanto do tablet para facilitar o uso. Estamos em fase de testes para a adaptação dele para o sistema operacional Windows 8.1. Esse ainda deve demorar um pouco mais de um mês para concluirmos a sua elaboração”.
Leandro Crestani comentou que sempre existem algumas barreiras de ordem tecnológica, mas nem por isso a equipe desistiu do projeto, deu conta de superar as dificuldades para hoje disponibilizar mais esse serviço para a comunidade em geral. Uma dificuldade que ainda não foi sanada, é que o aplicativo só funciona on line (apenas conectado com a internet), mas já se estuda possibilidades de melhorar. “Nesse primeiro momento, conforme as pessoas forem usando vamos ter as críticas do aplicativo, assim podemos efetuar as melhorias necessárias”, garante Crestani. A equipe da Smed já avalia as possibilidades de ampliação das informações do APP, como por exemplo informações de outros serviços.
Para baixar o aplicativo basta acessar o link: http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/conhecendo_o_poder_executivo#gsc.tab=0
GERAL
Técnicos da SMED desenvolvem APP “Conhecendo Toledo”
Aplicativo gratuito para smartphones e tablets possibilita conhecer a estrutura da Prefeitura de Toledo
Mais lidas
- 1"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 2Toledo se consolida como referência na cultura com 2º Festimap
- 3Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 4Ministério da Cultura, Prati-Donaduzzi e Prefeitura Municipal de Toledo apresentam II FESTIMAP
- 5Festimap terá oficinas musicais gratuitas na programação
Últimas notícias
- 1Pelo segundo ano consecutivo, as tecnologias do projeto Queijos Finos do Biopark conquistam 12 medalhas no Prêmio Queijo Brasil
- 2Parceiros técnicos participam de lançamento do Plana Safra da Sicredi Progresso PR/SP
- 3UBS do Jardim Cosmos amplia horário de atendimento a partir de segunda-feira
- 4Educatrânsito celebra 10 anos com atividade na escola São Francisco de Assis
- 5Segunda entrega de alimentos do PAA contempla famílias do Jardim Europa