A coordenadora de Qualificação Profissional e Geração de Renda da SMAS, Eni Teresinha Alves da Hora, informou que os cursos são oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS/TRABALHO). “Para esse ano estão previstos mais de 200 cursos de qualificação profissionais. Todos eles são gratuitos e atendem desde a criança ao idoso, de acordo com o equipamento público que o oferta”.
Eni Teresinha destaca que vários cursos devem ser iniciados nos próximos meses, entre eles o de bordado em chinelos, bordado geral, bijuterias, informática básica e avançado, trabalho em Espuma Vinílica Acetinada, ou EVA como é conhecido popularmente, canto coral e flauta doce, entre outros. “Nós estamos aguardando ainda para esse mês a liberação do Ministério da Educação (MEC) que irá viabilizar as vagas de cursos profissionalizantes junto com Sistema S - Sesc, Sesi, Senai e Senac”.
Eni relatou que no primeiro semestre foram ofertados 235 vagas distribuídas pelo Senai e Senac nos cursos de mecânico de motocicleta, refrigeração e climatização industrial, auxiliar administrativo, manicure e pedicure, operador de super mercado, auxiliar de credito e cobrança, pizzaiolo, camareira e meios de hospedagem, açougueiro, cabeleireiro e operador de computador. “É uma forma de oportunizar uma qualificação profissional e inserir esses alunos no mercado de trabalho. O mais importante é que tudo isso promove a autonomia dessas famílias, gerando renda, tirando essas pessoas da vulnerabilidade social”.
Inscrições
A coordenadora de Qualificação Profissional e Geração de Renda da SMAS, Eni Teresinha falou que as inscrições para os podem ser feitas nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS’s) e nos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS’s). “Os interessados podem ligar no número (45) 3378-4671 e falar com a nossa central para saber mais sobre os cursos e vagas disponíveis. Nós faremos as orientações sobre a forma de inscrição e os requisitos necessários”.