Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Assistência Social de Toledo oferta qualificação profissional

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) já ofereceu a população inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) diversos cursos no primeiro semestre 2014. Ao todo, foram 715 pessoas beneficiadas com as qualificações profissionais que vão desde aulas de esporte, música, artesanato, dança, informática, entre outras, objetivando a melhoria da qualidade de vida da população atendida.Para este ano, estão previstos mais de 200 cursos de qualificação profissional.

08/07/2014 - 15:34


A coordenadora de Qualificação Profissional e Geração de Renda da SMAS, Eni Teresinha Alves da Hora, informou que os cursos são oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS/TRABALHO). “Para esse ano estão previstos mais de 200 cursos de qualificação profissionais. Todos eles são gratuitos e atendem desde a criança ao idoso, de acordo com o equipamento público que o oferta”.

Eni Teresinha destaca que vários cursos devem ser iniciados nos próximos meses, entre eles o de bordado em chinelos, bordado geral, bijuterias, informática básica e avançado, trabalho em Espuma Vinílica Acetinada, ou EVA como é conhecido popularmente, canto coral e flauta doce, entre outros. “Nós estamos aguardando ainda para esse mês a liberação do Ministério da Educação (MEC) que irá viabilizar as vagas de cursos profissionalizantes junto com Sistema S - Sesc, Sesi, Senai e Senac”.

Eni relatou que no primeiro semestre foram ofertados 235 vagas distribuídas pelo Senai e Senac nos cursos de mecânico de motocicleta, refrigeração e climatização industrial, auxiliar administrativo, manicure e pedicure, operador de super mercado, auxiliar de credito e cobrança, pizzaiolo, camareira e meios de hospedagem, açougueiro, cabeleireiro e operador de computador. “É uma forma de oportunizar uma qualificação profissional e inserir esses alunos no mercado de trabalho. O mais importante é que tudo isso promove a autonomia dessas famílias, gerando renda, tirando essas pessoas da vulnerabilidade social”.

Inscrições

A coordenadora de Qualificação Profissional e Geração de Renda da SMAS, Eni Teresinha falou que as inscrições para os podem ser feitas nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS’s) e nos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS’s). “Os interessados podem ligar no número (45) 3378-4671 e falar com a nossa central para saber mais sobre os cursos e vagas disponíveis. Nós faremos as orientações sobre a forma de inscrição e os requisitos necessários”.  

Anuncio gene 2