O diretor da Cozinha Social e responsável pelos Restaurantes Populares em Toledo, Luiz Carlos Bazei, informou que também foram instalados dois buffet’s para servir as refeições, um quente e um frio, os pés de todas as mesas foram substituídos por pés em inox, talheres e bandejas de inox, foram instalados novos equipamentos de informática (notebook e impressora térmica) dentro do pacote de modernização da Cozinha Social e Restaurantes Populares oriundos do MDS. “Essa semana recebemos ainda uma van no valor de R$ 80 mil da Fundação Banco do Brasil, pois fomos finalistas do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social de 2013. O veículo será usado para melhorar a logística da entrega da produção da Cozinha Social aos usuários do município”, explicou Bazei.
O prefeito Beto Lunitti explicou que os investimentos fazem parte de uma política do Governo Municipal com o objetivo de fortalecer o programa dos restaurantes populares. “Um convênio já está assinado com a Unioeste e até o término do mandato pretendemos construir mais três unidades populares. Essa reforma oferece um conforto melhor e um bem estar àqueles que são usuários do Restaurante Popular. Além do investimento na estrutura física, há também a continuidade e o fortalecimento na política da Segurança Alimentar. Nosso objetivo é sempre oferecer qualidade com um bom serviço à população, por um preço extremamente baixo, que todos já conhecem, ao custo de dois reais”.
Os itens reformados não beneficiaram apenas os usuários do Restaurante Popular, mas também os colaboradores que manuseiam os alimentos. Um dos itens instalados foi uma pia de inox com acionamento automático. Com os joelhos é possível acionar a vazão de água sem a necessidade de tocar as mãos. Segundo a nutricionista Denise Gomes Hoffmann “dentro da modernização está à preocupação com a qualidade e higiene sanitária. Além de ser uma preocupação com o conforto dos próprios colaboradores. Isso atende a legislação sanitária e previne a contaminação dos alimentos”, concluiu.
Segundo o engenheiro civil da EMDUR e responsável pela obra, Adroaldo Zamuner, transcorreu tudo dentro do previsto. “Houve a troca de piso, pintura interna e externa, revisão da cobertura, colocação de portas, a instalação de uma bancada de granito, melhorias no telhado, além de intervenções no sistema hidráulico e elétrico. As calçadas externas também foram refeitas. Colocamos bancos de concreto e lixeiras ecológicas (com base de eucalipto tratado) ao lado dos bancos”.
Aprovação
As melhorias no Restaurante Popular foram bem aceitas pelos usuários. “Está mil vezes melhor. Antes estava bom, mas agora está muito melhor”, exclamou a aposentada Maria Rodrigues, que frequenta o restaurante desde sua inauguração. “Até a comida que sempre é boa, hoje está excelente”, comemorou.
A abertura do Restaurante Popular já deixava a população cheia de expectativas. “Estávamos ansiosas para que reabrissem logo o restaurante. Agora está muito chique, ficou 100%. Somos pioneiras aqui, faz mais de sete anos que frequento o restaurante popular e está tudo melhor agora”, frisou a dona Neli Malikoski, de 75.
Cardápio
O cardápio dessa terça-feira (08) foi arroz, feijão, farofa, frango assado e sucos de acerola ou laranja, além de saladas diversas.