Para que o consumidor não fique desamparado ao se deparar com algum problema com empresas, seja de telefonia, internet, varejistas, ou de outro segmento, ela pode recorrer ao Procon. Presente em praticamente todos os municípios do país, a agência auxilia na resolução de problemas do consumidor, entrando em contato diretamente com a empresa. Quando o consumidor procura o Procon, uma queixa é registrada. Com essas reclamações se acumulando, muitas companhias tem recordes de reclamações.
Fazendo a comparação de junho de 2013 ao mesmo mês de 2014, algumas empresas tiveram um grande número de queixas, sendo as de telefonia as mais encontradas. Nas dez primeiras colocadas, encontram-se cinco de telefonia, três bancos, uma de TV por assinatura e uma rede varejista. A primeira da lista é a Oi com um total de 199 reclamações, seguida pela TIM com 167 e pelo Banco Votorantin com 54 reclamações. A décima colocada, com 31 queixas, é a Nova Casas Bahia S/A (filial de Toledo). Os dados foram repassados pelo coordenador do Procon de Toledo, José Carlos de Queiroz.
Para fazer a reclamação o consumidor geralmente deveria ir até a agência do Proncon na sua cidade, onde era aberto um chamado com a empresa e assim o problema deveria ser resolvido. Agora, para tornar o atendimento mais fácil e simples, o consumidor pode registrar a sua reclamação pela internet, através de uma nova plataforma desenvolvida pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), em parceria com os Procons Estaduais do Paraná, Acre, Distrito Federal, Maranhão e São Paulo. O site consumidor.gov.br é um novo serviço público, que além de beneficiar os consumidores, fornecerá ao Estado informações essenciais à elaboração e implementação de políticas públicas de defesa dos consumidores e incentivará a competitividade no mercado pela melhoria da qualidade e do atendimento ao consumidor.
Com esta ferramenta, é aberto um processo de reclamação diretamente pela internet, e a empresa terá dez dias para resolver o problema. Segundo Queiroz, caso a empresa não cumpra este prazo o consumidor deve se dirigir ao Procon do seu município para o problema ser solucionado. “Quem fez a reclamação e não foi atendido nos dez dias estabelecidos deve tirar uma cópia do protocolo, ir até o Procon do seu município e fazer a reclamação. Como a empresa já teve a oportunidade de resolver o problema e não o fez, é aberto um processo administrativo contra a empresa”, contou.
Quando precisar ir até o Proncon do seu município, o consumidor deve ficar atento ao horário de atendimento. Em Toledo, a agência atende das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h, de segunda a sexta-feira, na Rua General Estilac Leal, 1529.