O projeto municipal de levar lousas digitais a todas as escolas terá sequência com o processo licitatório autorizado pelo prefeito municipal, Beto Lunitti. “Compreendemos que a construção do conhecimento requer o reconhecimento do mundo em que vivemos. As lousas digitais fazem parte disso, precisamos dialogar e promover o conhecimento junto a esta nova geração que se relaciona com o mundo e tem informações de maneira muito mais rápida do que já foi um dia. Temos que buscar o que tem de melhor nas tecnologias para oferecer o melhor ambiente para a construção do conhecimento”.
O prefeito destacou ainda, que as outras 18 escolas devem ser contempladas gradativamente. “Já autorizei o processo de licitação das compras. Decorrido os prazos legais da licitação, gradativamente as escolas receberam as lousas. E estas serão com recursos próprios do município de Toledo”.
As doze escolas beneficiadas com os equipamentos são Escola Municipal Alberto Santos Dumond, Andre Zenere, Anita Garibaldi, Antonio Scain, Carlos Friedrich, Carlos João Treis, Egon Werner Bercht, Jardim Concórdia, Olivo Beal, Osvaldo Cruz, Reinaldo Arrosi e Walter Fontana. Os acessórios, que serão recebidos do Governo Federal, integrado ao projetor, servirão como lousa digital ou computador interativo. Somente as escolas que receberam o Projetor Proinfo – do Governo Federal no ano de 2011 receberão este kit. Três escolas já receberam os equipamentos e a previsão é que neste semestre, o Ministério da Educação entregará os equipamentos para as demais escolas de forma gradativa.
O kit é composto por um receptor bluetooth com emparelhamento automático, um transmissor bluetooth com emparelhamento automático, duas canetas digitais com alça para punho, 20 pontas sobressalentes para as canetas digitais com um guia de substituição, um cabo USB para carga das canetas digitais, um cabo USB para carga do receptor, cinco suportes metálicos para fixação do receptor, 10 faixas adesivas para fixação, um DVD de instalação e um guia rápido de instalação (impresso).
Para a secretária de Educação, Tania de Grandi, estes novos equipamentos ajudarão ainda mais os professores e os alunos na aprendizagem. “Nós queremos dar condições ao professor para que ele tenha um trabalho com mais qualidade, proporcionando aos alunos um aprendizado mais qualificado”, contou. Além disso, ainda destacou que estes novos equipamentos permitirão que as escolas avancem ainda mais na área tecnológica. “As aulas serão muito mais atualizadas e interativas”, afirmou Tania.
A secretária reiterou a declaração do prefeito de que a prefeitura de Toledo abrirá processo licitatório para a compra de mais lousas digitais para as outras escolas. Ela ainda falou que as lousas serão distribuídas conforme a demanda de cada escola, “Como algumas escolas são maiores e atendem mais alunos, estas receberão as lousas antes. Mas nenhuma escola do município ficará desassistida”, finalizou.