Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Secretaria de Saúde e farmacêuticos discutem Programa “Farmácia Popular”

Atendendo a reivindicações dos farmacêuticos de Toledo que são credenciados ao Programa “Farmácia Popular”, a Prefeitura de Toledo, realizou nesta quinta-feira (10) uma reunião com todos os donos de farmácias que participam do Programa. O encontro aconteceu no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura, e contou com a participação dos 44 representantes das farmácias credenciadas. A intenção era discutir soluções para trazer a ampliação do acesso a medicamentos básicos para a população.

 

10/07/2014 - 19:55


A secretária de Saúde, Denise Campos, apresentou para todos os presentes alguns dados relacionados ao programa “Farmácia Popular”, que funciona em 19 bairros de Toledo, além de farmácias em Novo Sarandi e Vila Nova. Após a explanação dos dados, os participantes puderam dar opinião e sugestões sobre o tema.

“Nós abrimos este espaço para trazer as reivindicações dos farmacêuticos para nós estudarmos algumas ações que facilitem tanto o comércio dos medicamentos para eles, quanto para nós, da administração pública, termos o controle de quais medicamentos a população já adquiriu, sem ter nenhum prejuízo”, contou a diretora de Assistência Farmacêutica, Fabiana Trento.

A intenção da reunião era achar soluções para divulgar a Farmácia Popular e ampliar o acesso aos medicamentos básicos para a população. “Tendo em vista que como existem 19 credenciados na Farmácia Popular, que é um programa que atende também aos medicamentos básicos que nós temos também na nossa assistência farmacêutica, a intenção é ampliar o acesso a todos os nossos usuários”, afirmou Denise Campos.

Os proprietários das farmácias que estavam presentes no encontro puderam dizer a sua opinião e dar sugestões para que um bom trabalho em conjunto seja feito. “Acho que foi um primeiro passo para que as farmácias se unam ao Governo Municipal para ver qual a melhor forma de atender a população e o governo economizar dinheiro público. Então saímos desta reunião com uma comissão para organizar e chegar a um acordo que vai ser bom tanto para a população, quanto para o governo e para as farmácias”, expôs o proprietário de farmácia, Igor Rebesco.=

A comissão foi composta por cinco proprietários de farmácias do município que irão construir procedimentos que serão adotados tanto na UBS, quando ofertar os medicamentos da farmácia popular por não ter na rede municipal, como ao contrário, quando a farmácia popular já tiver dispensado para que a unidade saiba que esses medicamentos já foram dispensados, para não haver duplicidade de medicamentos para o paciente.

Anuncio gene 2