Caso o tributo não seja quitado, há multa de 10% sobre o valor a ser pago no mês, além de juros de mora, com base na taxa de juros Selic. “A partir de agosto, os valores pendentes, acrescidos das penalidades, terão de ser pagos somente em parcela única”, informa Suzane Gambetta Dobjenski, inspetora geral de Arrecadação da Secretaria da Fazenda.
A inadimplência no pagamento do IPVA impede a transferência de propriedade do veículo assim como a obtenção da Certidão Negativa de Débitos Tributários do Estado pelo proprietário. De acordo com as informações do fisco estadual, de cada cinco veículos tributados em circulação no Paraná, dois estão com alguma pendência de pagamento relativo ao IPVA deste ano.
Além disso, os contribuintes em atraso com o IPVA não receberão o documento de licenciamento de veículos, que é obrigatório, a partir de agosto. O licenciamento de veículos é de competência do Detran.
Sem o licenciamento do exercício 2014, o veículo fica sujeito à retenção e ao pagamento de multa até a quitação do imposto, caso o motorista seja abordado em uma operação de fiscalização de trânsito.
Para o exercício atual foram tributados 4.170.833 veículos registrados no Paraná. O número representa um aumento de 5,15% em relação ao ano anterior, quando estavam registrados 3.966.634 unidades.
Do total arrecadado, 50% são destinados aos municípios, de acordo com o número de veículos emplacados em cada localidade.
GERAL
Julho é o mês da quinta e última parcela do IPVA
Os contribuintes paranaenses que optaram pelo parcelamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) 2014 têm até o fim do mês para quitar a quinta e última parcela. A data de pagamento varia de acordo com o número final da placa.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Itaipu aporta R$ 35 milhões para a construção da nova sede do Hospital Bom Jesus
- 4Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 5Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados




