Desde janeiro de 2013, 218 crianças esperavam a consulta para diagnosticar os problemas relacionados à visão. Esta era uma demanda que não podia esperar, com crianças escolares ou recém natos que precisavam do teste do olhinho, e a equipe da Central de Especialidades, em parceria com os médicos, realizou uma ação intensiva de consultas.
Segundo a coordenadora da Central de Especialidades, Edilza Gomes Coutinho, a médica especialista atendeu em dias especiais, como nos sábados, diversas crianças dessa demanda. “Trinta crianças, serão atendidas na quarta-feira, dia 23, dessa forma, a fila de espera será zerada, sendo que, apenas as que encaminharam a consulta há um ou dois meses estarão esperando”. Edilza explicou que mesmo assim, como são crianças, as consultas não demorarão a ser feitas já que a Central trabalha dando prioridade a casos infantis. “O atendimento deve ser rápido para que o desempenho escolar não seja prejudicado. Assim que acontece o atendimento, é realizado uma avaliação e o encaminhamento para requisição dos óculos, se necessário”.
A Central atualmente trabalha em um processo que prioriza casos de Urgência, Idosos e Crianças e por isso essas demandas são rapidamente atendidas, colocando as filas praticamente em dia. “Assim que recebemos as solicitações eles são atendidos. As demoras, que são justificadas, são os casos de encaminhamentos normais”, lembrou a coordenandora.
A secretária de Saúde, Denise Campos, ressaltou que os avanços de atendimentos da Central de Especialidades aconteceram graças ao grande trabalho de toda equipe envolvida. “O rastreamento que fizemos para localizar os casos de idoso, crianças e urgências, dando prioridade a eles, foi um grande passo. E tudo que estamos conseguindo fazer, está diminuindo as dificuldades e as reclamações por falta de exames”, ressaltou.
Especialidades
Os avanços nas filas de espera foram apresentados na audiência pública de saúde, realizada em abril de 2014, porém, até o mês de junho já foram notados mais avanços. A coordenadora da Central de Especialidades, Edilza Coutinho, explicou que existem dois médicos cardiologistas trabalhando e por isso a lista de espera foi praticamente zerada, sendo que os pacientes são atendidos no máximo em dois meses. “Em casos de urgência as pessoas são atendidas em até dois dias após marcar”, lembrou.
Em dezembro de 2013, a área de médico vascular estava atendendo a lista de espera que estava em março de 2011 e até junho de 2014 foram realizadas cerca de 350 consultas, avançando na fila até dezembro de 2012. Já a fila para realizar cirurgia geral diminuiu de outubro de 2013 para fevereiro de 2014. “Percebe-se que não existe mais fila de dois ou três anos”, afirmou Edilza.
Outro setor que houve avanço foi a dermatologia, onde em dezembro de 2013 estavam sendo atendidos os pacientes de janeiro do mesmo ano. Em junho de 2014 já estão sendo atendidos os que encaminharam o procedimento em abril de 2014. Nas especialidades de endocrinologia e gastroenterologaa houveram avanços consideráveis. Outros dados apresentados de avanços apresentados pela Central de Especialidades foram as cirurgias de catarata. “Em dezembro de 2013 as pessoas que encaminharam em outubro de 2012 estavam sendo atendidas. Já em julho deste ano, os atendimentos estão sendo feitos aos que marcaram em março de 2013, diminuindo cinco meses de espera. O registro é de 167 cirurgias realizadas, sendo que o objetivo é estar com a fila em dia até novembro, já que cerca de 40 operações são realizadas por mês”, contabilizou.
Outro setor intensificado foi o relacionado aos exames de densitometria e tomografia, que estão em dia atualmente. Os eletrocardiogramas, feitos no próprio centro de especialidades, estão atendendo as pessoas de fevereiro de 2014.
Parcerias
Uma das principais parcerias do Centro de Especialidades é o Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), já que vários médicos são pagos através dessa parceria. “Nós lançamos as guias e mandamos para as UBS e os pacientes vão fazer as consultas nos próprios consultórios ou mesmo no Ciscopar”, lembrou Edilza. De acordo com a secretária de Saúde, Denise Campos, desta forma foi possível trazer mais credenciamentos e profissionais para fazer diversos exames. “São exames que não tínhamos como fazer, porém são essenciais para dar vazão para o que os pacientes possam continuar os tratamentos, como o Ecocardiograma, Eletroneuromiografia, Ultrassonoragrafia transvaginal”.
Outra parceria que está dando resultado na redução das filas é a ação de apoio dos especialistas junto à equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF). Segundo Edilza, pelo menos uma vez por mês, um médico da Central se desloca até a reunião dos médicos da ESF para repassar informações e dar instruções aos clínicos, explicando quais são os casos que necessitam do atendimento do especialista. “Esse apoio do especialista junto clinico dá um bom resultado, pois dessa forma, o especialista subsidia ao clínico para o tratamento na própria UBS. E apenas encaminhando para a central quando o tratamento não apresenta resultado”, comentou. Nessa ação já participaram as especialidades de neurologia e oftalmologia, sendo que em julho haverá a reunião com a ortopedia. Já estão previstas reuniões da ESF onde os especialistas de endocrinologia e gastroenterologia irão subsidiar os médicos.
Edilza comentou ainda que a fila nunca vai deixar de existir realmente, mas as esperas estão cada vez menores, já que os encaminhamentos foram feitos há um ou dois meses. “O número de consultas diminuiu, mas o número de exames aumentou bastante, em decorrência aos médicos que aumentaram com o Provab e o Mais Médicos, mostrando que os problemas estão sendo resolvidos nas próprias UBS’s, e que apenas são encaminhadas para a Central as questões mais complexa para o especialista”, afirmou.
Para a gestora da pasta, Denise Campos, Fortalecer a atenção básica é manter o paciente dentro da UBS, sendo atendido, controlado, fazendo a manutenção. “Sempre com o amparo da atenção especializada com o médico especialista que está ali para que caso haja necessidade, ele seja acionado”. A meta, segundo Denise, é que as consultas normais sejam realizadas em torno de 30 a 40 dias depois de marcar, e as de urgência, imediatamente. “É o ideal para as pessoas e para os médicos, para que eles consigam fazer a consulta a tempo, para que a doença não evolua ou não ter uma seqüela, devido ao tempo de espera. Lembrando que em diversas especialidades já estamos muito perto disso”, afirmou.
Agilidade
Para dar agilidade aos processos de consulta dos pacientes, a equipe da Central de Especialidades está utilizando um método de contra-referência, onde o endocrinologista, gastroenterologista, ortopedista, ao analisar o prontuário do paciente, já solicitam o exame, antes mesmo da consulta. “Dessa forma, o paciente só vai consultar com o exame pronto, facilitando todo o processo de tratamento”, explicou Edilza.
O processo é feito na própria central, onde os médicos utilizam horários de pacientes faltantes para analisar os encaminhamentos e fazer a contra-referência. “Então o paciente já pode passar e pegar sua requisição para realizar o exame, não necessitando voltar à UBS para marcar”, afirmou. Segundo Edilza, a médica dermatologista também realiza um processo parecido, onde ela analisa o prontuário e separa quais são os casos de suspeita de urgência e solicita o comparecimento do paciente para uma consulta especial, feita geralmente nos sábados.
Porém, uma das dificuldades encontradas na Central é o contato com os pacientes. “Muitas vezes as pessoas trocam de telefone e esquecem de atualizar nas UBS ou aqui na Central, e isso gera o problema de que, quando abre a vaga da consulta, não se consegue entrar em contato com o paciente”, explicou a coordenadora. Em um momento específico, então, a enfermeira responsável procura outras formas de entrar em contato com os pacientes que não foram encontrados, através dos prontuários ou das UBS’s que encaminharam a solicitação. “Dessa forma, a pessoa espera mais, porque tem que voltar para fazer o agendamento. Mas de qualquer forma, ela é atendida”, concluiu Edilza.
Atualmente, a Central de Especialidades atende no prédio da Secretaria de Saúde com as seguintes especialidades: cardiologista, cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, infectologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia. As demais especialidades são atendidas pelo Ciscopar.