1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

POLÍTICA

Presidente do PT participa do debate sobre código florestal e reforma política em Curitiba

O presidente do PT de Toledo, Valtair Apolinário esteve em Curitiba nos dias 02 e 03 de abril participando das  discussões sobre a reforma do código florestal e a  reforma política. Ambas devem ser votadas em breve no Congresso Nacional .

04/04/2011 - 14:56


O encontro que discutiu possíveis mudanças no Código Florestal, foi no Plenarinho da Assembleia Legislativa, e teve presença da  Ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, e de produtores rurais de varias regiões do estado. A ministra demonstrou conhecer as divergências que existem, e afirmou que esta pessoalmente envolvida na construção de uma proposta que atenda aos interesses dos produtores e dos ambientalistas, e acima de tudo, do Brasil.

Segundo a Ministra, a presidente Dilma delegou o Ministro Chefe da Casa Civil, para construir uma proposta de consenso para ser votada ainda em abril no Congresso Nacional.
Reforma política

A reunião sobre a Reforma Política aconteceu na sede do PT-PR. Durante o encontro da direção estadual, a qual Apolinário faz parte, foi discutido as prováveis mudanças que ocorrerão já para as eleições de 2012.

De acordo com o deputado federal, Dr. Rosinha e o Senador pelo Piaui, Wellington Dias, que fazem parte das comissões nas respectivas casas,  algumas mudanças são tidas  como certas, entre elas, o fim das coligações proporcionais (vereador, deputado estadual e federal), fim da reeleição para o executivo, mas com mandato de 5 anos, isso a partir de 2018 quando aconteceria a tão esperada  eleição geral, e por fim a polêmica votação em lista semi-aberta com financiamento público.

Os parlamentares relatam que o chamado voto distritão, que é a eleição dos mais votados, também esta em discussão, porém com chances remotas de êxito, tendo em vista a possibilidade da adoção da lista semi-aberta. Também se discute a permissão de reeleição de apenas uma vez para o Poder nos 3 níveis, porém a proposta encontra muita resistência em ambas as casas.

Outra mudança, lembrada por eles, que deve ser aprovada é o fim da figura do 2º suplente de senador, segundo eles, uma figura que poucos sabem que existe e quem são.
Para o Partido dos Trabalhadores, defende que estas mudanças precisam acontecer para as próximas eleições. “Principalmente diante do esgotamento total do modelo atual, onde praticamente apenas os candidatos milionários têm chances reais de se eleger, forçando muitos a se comprometerem com o poder econômico, em detrimento do interesse público. Até uma chamada constituinte exclusiva, o partido chegou a defender por desconfiar da boa vontade dos atuais deputados e senadores em realizarem esta reforma que é tão importante para o Brasil”, destaca Apolinário.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29