A secretária de Cultura, Geni Fabris informou que o Plano Municipal de Cultura planejado para o período de 2015 a 2024 será tema do 1º Fórum Municipal de Cultura de Toledo. “No Fórum nós vamos validar as propostas que deverão constar no Plano. Nele deverão constar todas as metas culturais para os próximos dez anos”.
Em relação à importância e o envolvimento dos grupos artísticos nas discussões dos pré-fóruns a Secretária afirmou ser um desafio para todos os envolvidos. “É um desafio para todos nós, tanto gestores e organizadores, quanto para os participantes do processo. O Brasil está sistematizando a Cultura assim como é com a Educação, com a Saúde, Assistência Social e outras áreas. Essa é a hora de colocarmos os sonhos em debate, de fazer o diagnóstico da realidade cultural que temos hoje, e apontar os rumos de quais investimentos devem acontecer até os próximos dez anos. Qual a população estimada, quais os estudos que já temos na universidade e quais são os sonhos que os grupos têm como propostas e que possam nortear as Políticas Públicas em Toledo”
A presidente do Conselho de Políticas Culturais e secretária de Comunicação Social de Toledo, Rosselane Giordani, ressaltou que devido a necessidade do município avançar em relação à todos os fatores que compõem o Sistema Municipal de Cultura de Toledo é que o Conselho propôs a realização do Fórum de Cultura. “Precisávamos favorecer a participação popular e ampliar o debate sobre as várias linguagens culturais existentes no município de uma forma mais justa e paritária. Dentro dessa perspectiva, propomos um modelo onde essa participação seja viável e integrada com as outras ferramentas do Sistema, como o Cadastro de Indicadores Culturais, o Fundo Municipal de Cultura e o planejamento do que se espera de Políticas Públicas na área cultural para a próxima década via Plano de Cultura”.
Pré-fóruns
Os pré-fóruns irão acontecer conforme cronograma e horários especificados logo abaixo. Para facilitar a discussão de cada segmento cultural foi definida a seguinte metodologia: Credenciamento com o Cadastro no Sistema de Indicadores Culturais; Apresentação das ferramentas que compõem o Plano Municipal de Cultura; Discussão com cada área cultural; Apresentação e Validação das propostas e encerramento.
A participação nos pré-fóruns e no Fórum Municipal de Cultura de Toledo é aberta para todos os públicos, sem restrições. Não existe pagamento de taxas. As pessoas podem passar na Casa da Cultura durante o mês para obter mais informações sobre o assunto ou mesmo para pegar a programação impressa das atividades.
“O espaço é aberto para o pai, a mãe, o professor, a dona de casa, o agricultor, o estudante, o pesquisador. Ou seja, todos tem sua participação direta ou indireta na nossa formação cultural e na nossa vivência cotidiana. No nosso modo de agir, de ser, de pensar, de falar, nas nossas festas gastronômicas, portanto todos podem participar das discussões”, reafirmou Geni Fabris.
Cronograma das reuniões setoriais
Local: Auditório Acary de Oliveira - Prefeitura.
Realização: Conselho Municipal de Políticas Culturais de Toledo e Secretaria da Cultura de Toledo.
Apoio: Secretaria da Comunicação Social.
Informações: (45) 3378 4548 / 3055 8712 / 3055 8713.
18/07 (sexta-feira) 19h.
Pré-Fórum
ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS (pintura, desenho, fotografia, escultura, artesanato, artes aplicadas e artes gráficas).
19/07 (sábado) 14h.
Pré-Fórum
MÚSICA/MOVIMENTOS URBANOS E SOCIAIS (fanfarra, corais, bandas, músicos, grupos de hip hop, grafitagens, outros).
25/07 (sexta-feira) 19h.
Pré-Fórum
ARTES CÊNICAS/CIRCO/DANÇA/AUDIOVISUAL (atores e/ou grupos de teatro, grupos circenses, escolas e/ou grupos de dança e cinema).
26/07 (sábado) 9h.
Pré-Fórum
MEMÓRIA E PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL (museus).
01/08 (sexta-feira) 19h.
Pré-Fórum
LITERATURA (escritores, poetas e cordelistas).
02/08 (sábado) 9h.
Pré-Fórum
CULTURA POPULAR/FOLCLORE/TRADICÕES ÉTNICAS/GASTRONOMIA (festas gastronômicas e grupos folclóricos).