O projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte Nº 11.438/2006 e autoriza o proponente, neste caso a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), a captar o recurso de pessoas jurídicas, tributadas com base no lucro real, ou de pessoas físicas, podendo estas deduzir os valores do Imposto de Renda (IR) devido em até 1% ou 6%, respectivamente. Além disso, quem colaborar receberá um recibo.
Marli explicou que o público a ser beneficiado está na faixa etária de 10 a 18 anos, contabilizando 80 atletas, e de 18 a 59 anos, com 30 desportistas. “Está previsto a aquisição de material para treinamento, seleção de atletas, aquisição de uniformes, treinamento das equipes, participação em competições regionais e estaduais e realização de competições municipais, observando as necessidades de transporte, alimentação e segurança dos participantes”.
A qualidade dos profissionais e o grande interesse demonstrado pela SMEL pelas modalidades que são desenvolvidas em Toledo foram destacados pelo prefeito Beto Lunitti. “Este é um programa que vai fortalecer a modalidade do vôlei por conta de programas que estão sendo direcionados para este esporte aqui no município”, comentou. Além disso, o gestor ainda destacou que o projeto desenvolvido pela SMEL é pioneiro junto ao Ministério de Esporte fortalecendo o vôlei toledano.
A secretária ainda salientou que este é um serviço adicional da Secretaria, que nenhum outro serviço será interrompido por conta das ações do voleibol. “Outro assunto que será debatido diz respeito às estratégias para acessarmos o empresariado que possa investir no projeto. Tudo que for investido pode ser abatido do imposto de renda da empresa, além de incentivar o esporte local e manter a circulação dos recursos no município”, frisou.
A equipe técnica da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), responsável pelo projeto, é formada pela servidora municipal Tatiana Pedroso; e os técnicos de Voleibol Marcos Assunção; Reinaldo Bento; André Van de Sand e João Carlos Beloto. Os interessados em colaborar com o projeto podem participar da apresentação que será feita nesta quarta-feira (23) ou entrar em contato com a SMEL pelo número (45) 3378-5753.
Fórum de Debates do Esporte e Lazer
Nesta quarta-feira (23) os membros da SMEL farão a apresentação da proposta aprovada pelo Ministério para toda a comunidade esportiva de Toledo. A atividade acontecerá logo após o Fórum de Debates do Esporte e Lazer no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura, às 19h.
“Após a explanação do projeto e de como está organizado o voleibol no município, vamos discutir com a comunidade esportiva onde queremos chegar com essa modalidade e vamos coletar sugestões para as próximas atividades. Entre as possibilidades já levantadas com a equipe da SMEL está a participação da Liga B adulto nos naipes masculino e feminino; em campeonatos fora do Estado; a implantação do Bolsa Atleta desde as categorias menores até a adulta; entre outras sugestões que devem acontecer”, explicou Marli.