Com o objetivo de demonstrar para as crianças a importância de cuidar e proteger os animais domésticos, o curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), campus Toledo, propôs a Prefeitura de Toledo a realização do ‘Programa Veterinário Mirim’. A intenção é realizar o projeto com os estudantes dos quintos anos de todas as escolas municipais de Toledo em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal, Saúde e Educação, além da Associação dos Focinhos Carentes de Toledo (Afocato). Neste segundo semestre acontecerá à capacitação dos professores e posteriormente o trabalho com os alunos.
Durante a realização do programa, os professores de educação ambiental das escolas receberão material didático e capacitação para trabalhar essas questões com os alunos. “Nós realizaremos aulas de conscientização. Mostraremos para os alunos quais as necessidades dos animais domésticos, a responsabilidade que os donos têm quando possui um bichinho de estimação, o que são maus tratos. Queremos realmente educar as crianças para a importância de cuidar dos animais”, contou a coordenadora de Proteção e Defesa Animal de Toledo, Maria Lúcia Gollmann.
Após os alunos receberem as aulas e a capacitação, será realizado um concurso entre todos os participantes. Os estudantes deverão produzir um trabalho, texto ou desenho, mostrando o que entenderam e aprenderam com as aulas que assistiram. “Alguns trabalhos serão selecionados e seus autores receberão um diploma e o título de Veterinário Mirim”, informou Maria Lúcia. A coordenadora ainda expôs que estes alunos irão conhecer o hospital veterinário da PUC de Toledo.
“O que queremos é sensibilizar as crianças de que um animal não é brinquedo e quando ele ganha um bichinho de estimação deve cuidar”, informou a coordenadora de Educação Ambiental da SMED, Luci Kuhn. A coordenadora ainda contou que a ideia de trabalhar com crianças de 5º anos é que como elas são maiores, podem auxiliar multiplicando as informações nas comunidades em que elas moram e com os familiares.
A professora de medicina veterinária da PUC, Maria Cecília de Lima, que estará acompanhando o projeto, conta que a ideia de realizar este trabalho aqui em Toledo veio do exemplo de uma ação semelhante que é realizada com alunos curitibanos. Além disso, a docente destacou que “é importante realizar este tipo de projeto com crianças, já que o objetivo é conscientizar desde cedo. Além disso, o que queremos é mostrar a importância que é cuidar de um bichinho”. Maria Cecília ainda comentou que este é um projeto piloto e caso der certo, a intenção é realizar todos os anos.