Na segunda-feira (21) Toledo recebeu o ator e diretor teatral Rodrigo França que ministrou um workshop para as crianças e adolescentes de Toledo. O curso de Imersão Teatral foi realizado no Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel (CJU/Coopagro). O evento foi uma parceria das Secretarias da Juventude e Cultura juntamente com o ator.
O encontro surtiu efeitos positivos nos jovens, que puderam experimentar um pouco da sensação de estar em cena e mergulharam em um mundo novo. Segundo o secretário da Juventude, Paulo Leonardi, “estas técnicas são importantes para desenvolver o imaginário destes jovens. O Rodrigo trouxe para eles uma experiência que vem dos grandes centros, e com certeza esta é uma bela oportunidade para eles, um aprendizado que vai ser levado para a vida dos jovens que fazem teatro”.
Os jovens que participaram desta tarde cultural vêm de vários projetos do município, como as aulas de teatro da Secretaria da Juventude e da Casa da Cultura, e a presença foi além da expectativa. “Nós disponibilizamos 60 vagas e compareceram 69 jovens. Nós fizemos uma margem de mais de 70 certificados e isso nos deixa muito feliz”, contou Paulo.
O assessor técnico da Secretaria da Cultura, Ivan Peron, reafirmou as inúmeras vantagens que os jovens toledanos estavam aproveitando. “Esta é uma oportunidade muito boa para uma troca de experiências, coisa que é difícil de ofertar, principalmente se tratando de alguém que vem de um dos pólos culturais do país. Esta é uma linguagem muito distinta do que estamos acostumados. Espero que com essa atividade, sejam despertados talentos adormecidos”, comentou.
O evento foi oferecido pelo ator, que ministrou a aula sem cobrar nenhum cachê. Rodrigo ressaltou a importância do teatro na juventude, bem como suas vertentes. “A principal importância está no âmbito de não se perder. De preparar jovens aptos para o ofício, operários da arte.” Rodrigo ainda comentou sobre o grande talento que os jovens toledanos possuem. “Foi uma grande surpresa para mim. Realmente os jovens de Toledo têm muito talento, daqui a alguns anos teremos uma Fernanda Montenegro de Toledo e saber que tem gente jovem, com talento, querendo fazer teatro, é revigorante”, concluiu.