O prefeito Beto Lunitti assinou nesta semana o contrato com empresa terceirizada para realização de cirurgias eletivas em Toledo. A ação é proveniente do Chamamento Público N° 002/2014 aberto no início do ano para este fim. A realização dos procedimentos representa uma antiga demanda do município e contará com investimento público municipal de R$ 773.968,56.
As cirurgias serão realizadas pelo Centro do Aparelho do Digestivo Ltda-ME (CAD) nas dependências do Centro Hospitalar do Oeste (HCO). Ao todo serão oferecidos seis tipos de procedimentos por um período de 12 meses. Entre eles estão 25 procedimentos/mês de Colecistectomia, oito procedimentos/mês de Herniplastia Umbilical, dois procedimentos/mês de Hemorroidectomia, oito procedimentos/mês de Hernioplastia Epigastrica e cinco procedimentos/mês de Hernioplastia Incisional, além de oito procedimentos/mês de Hernioplastia Inguinal / Crural (unilateral).
Os valores pagos pelos procedimentos são os da tabela SUS, acrescidos de 100%. O objetivo é reduzir a espera para procedimentos cirúrgicos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a secretária da pasta, Denise Campos, a contratação atenderá a situações em que há espera desde 2010. “O município não tem condições de realizar as cirurgias e não conseguíamos parcerias para sanar o problema devido ao valor pago pela tabela SUS, por isso chegamos a este consenso de que seria necessário ampliarmos os valores, chegando ao que iremos pagar com recursos da Secretaria de Saúde de Toledo”, explicou ela.
O atendimento a demanda por cirurgias eletivas sempre foi uma das prioridades da saúde no município, conforme destacou o prefeito Beto Lunitti. “Resolver esse problema era uma das nossas metas. São procedimentos que tem impacto direto na qualidade de vida das pessoas que sofrem com problemas de saúde. Muitas pessoas aguardam há vários anos e vamos reduzir drasticamente esta espera com este chamamento público”.
Mais procedimentos
Segundo a secretária de Saúde, Denise Campos, a Prefeitura continuará a buscar parcerias para realização de cirurgias eletivas. “Ao todo, disponibilizamos a princípio uma tabela com 33 procedimentos, então ainda temos uma grande demanda por outros procedimentos que ainda não serão contemplados nesse contrato”, afirmou.