A Agência do Trabalhador (SINE) de Toledo informou que em decorrência de problemas no sistema utilizado nacionalmente para atendimento ao público os serviços prestados aos usuários tem apresentado dificuldades. Há aproximadamente 60 dias o software disponibilizado em todas as unidades da Agência no Brasil e utilizado para cadastro, abertura e manutenção de vagas, intermediação de mão-de-obra e para consulta de seguro desemprego estão com problemas. Segundo informações não há previsão para a normalização do sistema para atendimento.
O gerente da Agência do Trabalhador de Toledo, Gilberto Engelmann, informou que devido aos problemas, o atendimento ao público caiu drasticamente. “Antes, atendíamos uma média de 150 pessoas por dia. Agora, devido a essa deficiência do sistema, atendemos cerca de 20 a 30 pessoas somente”, contou. Engelmann disse que a agência entrou em contato diversas vezes com o Estado e também com a Previdência Social para tentar resolver o problema, ou ao menos ter uma prévia de quando voltará a funcionar normalmente. “Não obtemos nenhuma data limite para a solução do problema”.
Diante da situação, Engelmann pediu a compreensão da população quanto à demora do atendimento. “Nós pedimos para a população ter calma, pois nós estamos na mesma situação; nós queremos atender a população, e todos querem ser atendidos. Nós estamos aqui para atender e não conseguimos devido a essa dificuldade que estamos atravessando”, afirmou.
Gilberto comentou que caso alguém queira entrar em contato diretamente com a Previdência Social para receber mais esclarecimentos, pode discar o 0800-5708090.