A perspectiva é que até 2015 o município conte com duas novas áreas. O Parque Industrial João Bortolloto, por exemplo, deverá contar com área de 94 mil metros quadrados, localizada entre a Avenida Egydio Munaretto e a Rua Navilio Donassolo. Já o Parque Industrial Abramo Rotava, terá aproximadamente 21 mil metros quadrados e ficará localizado na Rua Mate Laranjeira, no Jardim Pinheirinho.
Além disso, para o próximo ano deverão ser entregues novas incubadoras para oportunizar o crescimento de mais indústrias no município. Os investimentos municipais também são acompanhados pelo governo federal, conforme informou o prefeito Beto Lunitti. “Também temos a previsão de grandes investimentos federais pleiteados desde o início da gestão, como as obras no Aeroporto e a duplicação da BR 163. Com isso, poderemos melhorar ainda mais nossa atuação industrial no estado e no país”, comentou.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Edemar Rockenbach, a pasta, a exemplo do atual modelo de gestão municipal, tem adotado o diálogo com os empresários para avançar no setor. “Temos diversos projetos em andamento, como a retomada da Comissão do Trabalho para concessão de incentivos aos empresários industriais e a criação da Lei de Incentivo Industrial, Lei do Prodet, que vem ao encontro das demandas dos empresários. Nosso objetivo é criar ambientes favoráveis para que as empresas cresçam e contribuam cada vez mais com o desenvolvimento do município”, afirmou.
Parque Industrial de Novo Sarandi
Além da construção de novos Parques Industriais, o Governo Municipal está investindo em melhorias em antigas estruturas, a exemplo do Parque Industrial de Novo Sarandi. O empreendimento já é antigo e não contava com urbanização adequada para atração de empresários. “Essa era uma demanda das empresas que já estão instaladas no local e é uma medida necessária para que novas empresas se instalem”, afirmou o secretário Edemar Rockenbach. Atualmente a pasta está realizando o levantamento de investimento para o local.
Tecnoparque
Entre os investimentos no desenvolvimento industrial do município destaca-se a legalização do Tecnoparque. A área localizada no antigo Parque de Exposições, na Estrada da Usina, consiste em abrigo para empresas do setor alimentício. No local ainda há terrenos disponíveis para instalação que a partir da legalização podem ser disponibilizados aos empresários, com base na nova Lei de Incentivo Industrial. “Com isso maximizamos os espaços existentes e atendemos a demanda e expectativa dos empresários do ramo”.
Pólo de Processamento de Pescado
A Prefeitura de Toledo, juntamente com os órgãos e entidades do setor tem discutido a viabilização de um Pólo de Processamento de Pescados no município. O empreendimento deverá ser construído no Distrito de Novo Sarandi. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAA) já vistoriou a possível área e elaborou um croqui (planta baixa) prevendo a distribuição de terrenos, reserva legal, espaço para a instalação das empresas, locais de acesso, áreas para carga e descarga, além de elencar toda a infra-estrutura necessária para a instalação dos frigoríficos.
Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Augusto de Souza, o Pólo de Processamento de Pescados será importante para o desenvolvimento do setor de industrialização da piscicultura em Toledo. “Já temos, inclusive, interesse das empresas Dellmare, de São Paulo, da Companhia do Peixe e da FrigoFish em se instalarem no local”, afirmou.