As vistorias por amostragem foram realizadas entre a segunda-feira (21) e a quarta-feira (23) de julho. Apesar do resultado positivo, sete regiões do município registraram focos de Dengue, sendo o Jardim Santa Clara VI com 5% de infestação, BNH Rossoni com 3,03%, Jardim Panorama II com 2,77%, Jardim Esplanada com 2,63%, Vila Industrial com 2,43%, Jardim La Salle com 1,81% e Jardim Panorama com 1,85%.
Segundo o supervisor técnico de Combate e Controle às Endemias, Taylon Eduardo Pereira, o LIRAa tem o objetivo de mapear as ações de combate a Dengue e sua efetividade no município. “Por isso, a partir dos dados devemos trabalhar ações específicas de combate”. Com base no resultado, a Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias prevê a entrega de panfletos nesta sexta-feira (25) no Jardim Santa Clara VI. A ação deve divulgar o mutirão de limpeza que deverá ocorrer no bairro a partir de segunda-feira (28).
O mutirão de limpeza, realizado com o auxílio de um caminhão, tem como objetivo principal retirar do quintal dos moradores todos tipos de utensílios como pneus, latas, garrafas, sacos plásticos, lonas, e outros materiais que acumulem água e possam se tornar focos de infestação. O cronograma de ações do mutirão segue nos demais bairros que tiveram registro de focos da doença. Pereira lembrou ainda, que o cuidado da população deve ser mantido durante todo o ano. “Não podemos deixar de lado as ações de combate realizadas em casa visto que no inverno a proliferação do mosquito é menor, pois esse combate deve acontecer durante todo o ano para garantirmos a segurança individual e de toda a população”, afirmou.