1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

POLÍTICA

NOTAS DA CÂMARA

Votos trocados

Um pedido de informação causou a maior saia justa na sessão de hoje da Câmara. O vereador Renato Reiman (PP) fez um requerimento solicitando informações sobre um acidente que ocorreu com um caminhão caçamba próximo a Fazenda Chaparral. Os vereadores Eudes Dallagnol (PP), Rogério Massing (PSDB), João Martins (PDT), Expedito Ferreira (PDT) e Luis Fritzen subiram a tribuna pedir ao vereador Renato que retirasse o requerimento. Mas Renato manteve o pedido. Votaram contrários ao pedido: Eudes, Rogério, João Martins, Expedito e Ademar Dorfschmidt (PMDB). Votaram favoráveis Renato, Paulo, Bisognin, Adriano e Fritzen. O voto de minerva foi dado pelo presidente da casa Adelar Holsbasch que votou contrário ao pedido de informação. O pedido de informação foi recusado pela maioria.
 
04/04/2011 - 19:08


Eudes
Sobre a justificativa de voto contrário ao pedido de informação  o vereador Eudes afirmou na tribuna: “votamos contra alguns requerimentos para proteger a administração. Peço ao meu companheiro de partido que retire o pedido de informação, se não terei que votar contra”. E votou.
Rogério
O vereador Rogério Massing também tentou negociar com o propositor do requerimento. Ele afirmou: “minha intervenção é no sentido de dizer que o senhor é um homem inteligente, e do ponto de vista da conjuntura política, peço que o senhor retire o projeto. O senhor é sábio  e um requerimento como este pode causar um desentendimento entre vereadores e secretário”. Massing votou contra.
João Martins
João Martins continuou no mesmo tom, tentando convencer Renato de retirar o requerimento. Ele alertou: “este requerimento traz um desgaste muito grande dentro da administração pública. Eu como líder do PDT pedi ao senhor que retirasse, caso contrário votarei contra. E votou.
Fritzen
O vereador Fritzen ainda tentou interceder: “querido amigo peço que pondere e retire o requerimento, porque eu não poderia votar contra você”.E não votou. Fritzen votou favorável.
Expedito
Na tribuna antes da votação o vereador Expedito Gasolina disse que votaria a favor do pedido como Renato havia lhe solicitado. Mas na hora da votação, Gasolina recuou e votou contrário.
Renato
Renato Reiman reinterou em sua fala a estima que tem por seus colegas Eudes, Rogério, Expedito, Adelar e Fritzen, mas mesmo depois de ouvir o pronunciamento voltou a pedir os seus votos e declarou: “nós precisamos deixar as coisas mais transparentes, quando algo não vai bem é preciso ter informação”.
Adelar
O presidente da Casa, Adelar Holsbach - que havia acabado de dar o voto de minerva contra o pedido de informação sobre o programa das casas populares – também foi a tribuna para justificar seu voto de minerva contra o pedido de informações encaminhado por Reiman. Adelar disse: “pedido de informação deve ser sempre votado a favor, é o que a oposição prega. Mas o senhor não faz isso (Renato), nem os vereadores da base. Isso me parece uma briga pessoal. O secretário de infra-estrutura é visto pelo prefeito como o melhor secretário. Por isso eu gostaria que o senhor retirasse esse pedido de informação.
Adriano
“Diferenças a parte, o pedido de informação faz parte do papel do vereador. E tudo que envolve dinheiro público tem que ser fiscalizado. Por isso meu voto é favorável”.
Mini-hospital
O vereador João Martins (PDT) defendeu na sessão de hoje que é preciso reavaliar a questão do sentido único da rua em frente ao Mini Hospital. Martins relatou que recebeu ligação de uma liderança da Vila Pioneiro reclamando sobre a dificuldade de acesso à entrada ao Mini Hospital. O vereador defendeu que todos os vereadores assinem juntos uma indicação de mudança de sentido na via.
Lixo eletrônico
O vereador Leoclides Bisognin (PMDB) relatou na tribuna da Câmara que um grupo de empresários quer instalar em Toledo um projeto para reutilizar o lixo eletrônico e oriundo da linha branca (fogões, geladeiras). Iniciativa como essa resolveria o grande problema da sociedade moderna, que consome a cada dia mais esse tipo de equipamentos e quando não tem mais utilidade acaba depositando esses materias de forma inapropriada e agredindo o meio ambiente.
Saúde na ótica de governista
Na visão do vereador Luis Fritzen o setor da saúde de Toledo ‘ vai bem’. O vereador apresentou na sessão três fotografias da unidade de saúde do Jardim Panorama. Em sua análise o vereador argumentou que a saúde pública em Toledo não está tão ruim, se comparada a radiografia apresentada na sexta pelo Globo Repórter ( TV Globo) e pelo Domingo Espetacular ( TV Recorde).
Saúde na ótica da oposição
O vereador Paulo dos Santos (PT) ironizou a fala de Fritzen de que a saúde de Toledo não estava tão ruim, questionando que o líder do governo havia apresentado somente três imagens referentes a uma unidade de saúde. Paulo argumentou que nessa unidade, que na visão de Fritzen representava uma boa unidade de atendimento, segundo o relatório do Conselho de Saúde apresentado no início de março têm uma série de problemas. Paulo frisou que segundo o relatório essa unidade tem más condições na sala de odontologia, azulejos quebrados, funcionários insuficientes, consultório ginecológico sem cortinas, entre outros problemas. Paulo relatou que tomou ciência de um caso de um menino de 8 anos que necessitava de atendimento de um oftamologista fez o agendamento da consulta em 26 de maio de 2009 e em maio deste ano completará dois anos de espera.
Contra informação
Paulo acusou o líder de governo de estar fazendo contra informação as notícias que vem sendo veiculadas sobre o relatório do Conselho de Saúde.
Inauguração
No último sábado (2) foi reinaugurada a praça de São Luiz do Oeste. A pracinha ganhou uma remodelação e uma academia da terceira idade. O vereador Rogério Massing comemorou muito e informou que cerca de 500 pessoas participaram da solenidade.
PSDB
Os vereadores do PSDB ainda continuam em ‘desarmonia’ com o deputado federal Alfredo Kaefer. A roupa suja está sendo lavada publicamente. Massing é o mais diplomático, enquanto que o vereador Gasolina já sofreu até ameaça de ser expulso do partido. Kaefer usou a imprensa e chegou a falar me valores gastos em campanha eleitoral.
PDT
Sobre o futuro dos vereadores do PDT em relação a 2012, o vereador João Martins usou a tribuna mais uma vez para dizer que “estamos esperando o momento certo para tomar uma decisão. O que vai acontecer em 2012, só Deus sabe...
 
Frases
“Uma mentira dita várias vezes torna-se verdade”, do vereador Paulo dos Santos em ataque ao líder do governo Luis Fritzen
“Uma parcela da população gosta do senhor (Paulo) porque faz leis, mas outra parcela gosta de mim porque eu não faço leis”, do vereador Eudes sobre as críticas do vereador Paulo afirmação do
“O seu voto é do prefeito e ele lhe concede recursos para construção de canchas de bocha, alambrados e tantas outras coisas”, do vereador Paulo sobre o posicionamento de Eudes nas votações na Câmara.
 
Por Rosselane Giordani
Sem nome %281144 x 250 px%29