1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Toledo se candidata a ser sede de treinamento pré-olímpicos

Estruturas de espaços esportivos de Toledo podem ser tornar locais de Treinamento de Pré-Jogos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. O Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos encerra-se nesta terça-feira (05), mas o Município já inscreveu os principais locais esportivos para participar desta seleção, tratam-se: do Ginásio Alcides Pan, o Estádio XIV de Dezembro e o Centro de Treinamento do GR de Toledo.

04/04/2011 - 19:24


O Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos tem como objetivo identificar instalações esportivas em todo o país que atendam aos requisitos técnicos e recomendações das Federações Internacionais para que os Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais possam trazer seus atletas para o país-sede antes dos Jogos, visando à concentração e o aperfeiçoamento do treinamento e sua aclimatação às condições locais.
A reportagem da Casa de Notícias conversou com a responsável pelas inscrições do Ginásio Alcides Pan e do Estádio XV de Novembro, Mara Lúcia Sartori, nesta segunda-feira (04), e ela confirmou a participação do Município nesta seleção e que o formulário seria enviado ainda hoje. “Hoje vamos concluir o preenchimento dos formulários e já pretendemos encaminhar para a seleção. Estamos confiantes que poderemos trazer esportistas para realizar os treinamentos em Toledo”.
Para o coordenador do projeto GR pela Sadia (uma das parceiras), Pedrinho Furlan, a Olimpíada de 2016 no Brasil será a primeira olimpíada da América do Sul, e a partir disso o Brasil precisa se preparar com todas as suas expressões olímpicas em todas as modalidades. Conforme Furlan serão observadas, então, as estruturas bem avançadas, e a possibilidade que se transformem em cidades olímpicas e salientou ainda que isso possibilita ao poder público municipal estabelecer contatos com o Ministério dos Esportes e levantar as verbas necessárias para que possa incentivar os esportes olímpicos no município.

Conheça um pouco os locais que podem ser sedes de treinamentos em Toledo

ALCIDES PAN - As obras do ginásio de esportes, localizado na Vila Industrial, devem ser concluídas e entregues à população até a metade do ano. O ginásio está passando por uma reforma e ampliação, o que deverá quase dobrar a capacidade de atendimento. Depois de pronto, o ginásio terá condições de abrigar cerca de 5 mil pessoas sentadas. A obra prevê a ampliação das arquibancadas, elevação e troca da cobertura, construção de novos sanitários, copa, camarotes e cabines para a imprensa, entre outras estruturas. Outros investimentos deverão ser feitos, como a troca do piso da quadra de esportes, em processo de licitação, aquisição de cadeiras, de um painel eletrônico, entre outros investimentos.

CENTRO DE TREINAMENTOS DO GR – É o único do país que possui três tapetes oficiais – ou seja – o solo sustentado em molas para amortecer o impacto das atletas. O ginásio é todo climatizado, possui espaço para fisioterapia, sala de ballet e refeitório. Toda a estrutura do Centro segue rigorosamente as normas técnicas exigidas para realização de campeonatos internacionais.

ESTÁDIO XIV DE DEZEMBRO – O estádio tem capacidade para aproximadamente 12 mil torcedores, sendo dois mil na área coberta. Atualmente, os vestiários estão tendo algumas melhorias para atender os campeonatos Municipais e Estaduais. O estádio também segue as normas do Estatuto do Torcedor.

Entenda o processo de cadastramento e seleção


O processo de cadastramento e seleção, dividido em várias fases, culminará em janeiro do ano que vem com a assinatura do Termo de Compromisso pelas instalações esportivas que tenham cumprido as exigências do regulamento, e o posterior lançamento do Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016 durante os Jogos Olímpicos Londres 2012.
Uma Comissão Avaliadora multidisciplinar, formada por até 15 membros do Comitê Organizador Rio 2016, com apoio do COB, CPB e Ministério do Esporte, avaliará a adequação dos locais às exigências do regulamento. A oferta de Locais de Treinamento Pré-Jogos através da publicação do guia é uma das responsabilidades do Rio 2016 com o Comitê Olímpico Internacional e um serviço aos Comitê Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais, que, então, podem entrar em contato com os locais indicados para firmar acordos de uso das instalações esportivas para programas de treinamento.


Confira as etapas do processo

15 a 22 de abril de 2011 – No dia 15 de abril os participantes habilitados a passar a fase seguinte serão convidados a participar do Seminário de Orientação, a ser realizado no dia 5 de maio de 2011 na cidade do Rio de Janeiro. Os mesmos terão até o dia 22 de abril para confirmar sua presença e informar o nome do(s) representante(s).

5 de maio de 2011 – O Seminário de Orientação tem como objetivo principal orientar os responsáveis por potenciais Locais de Treinamento Pré-Jogos quanto às próximas fases do processo, direitos e deveres, oportunidades, etc. A presença de representante da instalação pré-selecionada é pré-requisito para participação nas fases subsequentes do processo.

5 a 13 de maio de 2011 – Os participantes do Seminário de Orientação deverão apresentar o Termo de Adesão, no qual os responsáveis pelos potenciais locais de treinamento aceitam e concordam com as condições do regulamento e confirmam sua intenção de continuar no processo.

5 de maio a 1º de julho de 2011 – Preenchimento do Formulário Descritivo pelos candidatos. Este formulário conterá questionário referente à infraestrutura da instalação esportiva e da cidade, e servirá de suporte para eventuais visitas técnicas que se façam necessárias.

18 de julho a 21 de outubro de 2011 – Visitas técnicas aos candidatos a Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016. Caberá à Comissão Avaliadora o julgamento da necessidade ou não de realização de visita técnica e a determinação da data de cada visita.

25 de julho a 4 de novembro de 2011 – Elaboração e envio aos candidatos do Relatório de Inspeção contendo intervenções sugeridas.

16 de dezembro de 2011 – Prazo final para apresentação, pelos candidatos, de orçamento e cronograma iniciais para as obras de intervenção necessárias para adequação da instalação aos requerimentos das Federações Internacionais dos esportes para os quais oferecerá Locais de Treinamento Pré-Jogos, bem como todos os requerimentos contidos no regulamento.

13 de janeiro de 2012 – Divulgação da lista dos Locais de Treinamento Pré-Jogos que tenham cumprido as exigências do Regulamento.

16 a 27 de janeiro de 2012 – Prazo para envio do Termo de Compromisso assinado pelo responsável da instalação.

Julho de 2012 – Lançamento do Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos durante os Jogos Olímpicos Londres 2012 e distribuição aos Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais.

Abril de 2013 a julho de 2015 – Acompanhamento das construções e reformas das instalações com necessidade de adaptações ou que precisem ser construídas.

Por Rosselane Giordani e Graciela Souza

Sem nome %281144 x 250 px%29