A equipe infantil da Copa Integração do Paraná, que conta com atletas dos municípios de Toledo, Foz do Iguaçu, Palotina, Formosa do Oeste e Medianeira, terminou em sétimo lugar na 1ª edição da Taça Cidade Maravilhosa de Voleibol, competição disputada de 23 a 27 deste mês no Rio de Janeiro. O resultado foi considerado excelente pela comissão técnica uma vez que a categoria que teve 18 equipes de seis estados brasileiros e do Distrito Federal. Além desse fator, as paranaenses quebraram um tabu que durava mais quatro anos ao derrotar o Clube de Regatas Flamengo em sua última partida.
Mesmo saindo atrás do placar, à equipe que tem as atletas Gabriela Lazari, de Palotina, e Eduardo Loh, de Toledo, comandaram a reação e fecharam o jogo em 2 sets a 0 nas parciais de 25x22 e 25x23 jogando diante de toda torcida do time carioca. Na primeira fase, as paranaenses também venceram Barra Mansa (25x13-25x16) e Manoel Tubino (25x7-25x9), do Rio de Janeiro e as paulistas do Sesi (25x18-25x10). Na decisão do primeiro lugar do grupo, enfrentou as cariocas do Tijucas Tênis Clube e acabou perdendo por 2 sets a 1 (15x25-25x22-7x15) ficando de fora das semifinais. O título da categoria foi conquistado pelas cariocas do Fluminense.
Em seis jogos que disputou no Rio de Janeiro, a Copa Integração do Paraná perdeu apenas quatro sets e venceu outras nove. Para os técnicos João Carlos Beloto, que é técnico desportivo da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Toledo (SMEL), e Alvacir Borges (Juruna), a conquista em solo carioca mostra o patamar em que está o voleibol regional. “Vencemos equipes tradicionais como Sesi e Flamengo e fomos a única representante do nosso Estado. Talvez até pudéssemos ter chegado mais longe, mas diante do alto nível técnico, o resultado muito bom”, frisou Beloto.
Para o supervisor Henrique Calza, a participação foi bastante produtiva. Segundo o dirigente, mesmo com poucos recursos, a equipe conquistou um bom resultado e também teve a oportunidade de visitar alguns pontos turísticos. “Poucas dessas atletas viajaram tão longe para uma competição, voaram, andaram de trem e metrô e ainda conheceram bonitos lugares”, frisou Calza, que destacou o apoio recebido das prefeituras de Toledo, Medianeira e Foz do Iguaçu. – De extrema importância para a nossa participação na competição – disse.
A seleção contou com as toledanas Letícia Cola, Eduarda Meurer, Eduarda Loh, Yara Anshau e Andressa Takemura. Além disso, a equipe contou com duas atletas de Foz do Iguaçu – Gabriela e Natana – uma de Medianeira – Gabrielle – duas de Palotina – Bruna e Gabriela e uma de Formosa do Oeste – Ana Carolina.
Da Assessoria