Com o intuito de potencializar a economia local, o prefeito Beto Lunitti, juntamente com o presidente da Câmara, vereador Adriano Remonti, viajou no último sábado (26) para a Argentina. A participação toledana na missão é a convite da Associação dos municípios do Paraná (AMP), também responsável pela organização da viagem. A Argentina possui um sistema de cooperativismo modelo que será analisado por mais de 20 gestores do estado até o próximo sábado (02/08).
A programação da viagem prevê conhecer experiências de sucesso de desenvolvimento local e regional do Sistema Cooperativo nas cidades de Buenos Aires, de Rosário Santa Fé e Córdoba. Um dos destaques da viagem será a visita dos gestores a Sunchales, considerada a Capital do cooperativismo do país.
Segundo o prefeito Beto Lunitti, a missão vem ao encontro dos interesses do município, que possui uma população com características muito latentes de empreendedorismo, associativismo e cooperativismo. “Com base nisso, como gestor municipal, precisamos ver casos importantes de desenvolvimento territorial e regional para, certamente, aplicar aqui”. Beto também falou sobre a importância de fortalecer o financiamento, como por exemplo, por meio da Sociedade Garantidora de Crédito do Oeste do Paraná (Garantioeste).
Adriano Remonti, que acompanha o prefeito, comentou que a parceria entre os poderes é bastante importante. “A realidade aqui contata por eles deverá servir de inspiração para nós. O fato da Prefeitura e a Câmara estarem juntas nessa missão facilita os trabalhos, pois cada avanço e discussão posterior deverão passar pela Câmara, que mantém um bom relacionamento com o poder executivo e estará ciente sobre a importância desse desenvolvimento”.
O presidente da AMP, Luiz Sorvos, salientou o papel relevante de Toledo quando o assunto é cooperativismo. “Estou alegre de participar dessa missão e triste por não termos a presença de todos os nossos gestores. Mas mesmo assim, temos aqui muitos prefeitos, a exemplo do Beto Lunitti, que tem um papel fundamental no fortalecimento do cooperativismo do estado, com ações no município que acabam sendo destaque para toda região”.
Também presente na missão, o presidente do Sicoob Paraná e diretor da Sancor Seguros do Brasil, Jefferson Nogaroli, comentou a importância do cooperativismo. “O Sicoob tem uma missão de envolvimento com a comunidade em que está inserido com o objetivo de promover melhorias, assim como os municípios, ou seja, nossa missão se confunde com a dos gestores”, explicou.
Para o coordenador da missão e superintendente de Relações Institucionais do Sicoob Paraná, Sérgio Gini, conhecer modelos de desenvolvimento local e territorial possibilitará a expansão de conhecimento e ações nos municípios paranaenses. “A Argentina tem uma legislação muito favorável para o desenvolvimento do cooperativismo, e apesar de diversas dificuldades do país, é exemplo nesse setor, o que com certeza, pode servir de inspiração para os gestores”. Opinião compartilhada pelo presidente do Conselho de Administração do Sicoob Oeste, Augusto Sperotto. “O cooperativismo é um setor importante para alavancar o desenvolvimento dos municípios e aqui, encontramos boas alternativas”, finalizou.