Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ECONOMIA

Prefeito realiza troca de experiências durante missão oficial na Argentina

O prefeito Beto Lunitti, juntamente com outros 23 gestores paranaenses, participa desde sábado (26) de uma missão oficial na Argentina.  O objetivo é conhecer melhor os sistemas de crédito cooperativistas que são destaques no país vizinho.  Nesta quarta-feira (30) a comitiva brasileira esteve na capital da Província de Santa Fé, onde participaram de uma Audiência com o governador Antonio Bonfatti.  

 

30/07/2014 - 20:23


A programação da viagem prevê conhecer experiências de sucesso de desenvolvimento local e regional do Sistema Cooperativo nas cidades de Buenos Aires, de Rosário Santa Fé e Córdoba. Entre os participantes está o presidente da AMP e prefeito de Nova Olímpia, Luiz Lazaro Sorvos e outros 15 gestores que presidem microrregiões. Toledo está inserido entre os sete municípios convidados pelo Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).  

No primeiro dia da missão, a comitiva foi recebida pelo governador da Província de Buenos Aires, Maurício Macri, pré-candidato à Presidência da República. Em audiência, os representantes dos dois países garantiram colaboração mútua e afirmaram que fortalecerão o intercâmbio bilateral em áreas como comércio e tecnologia. “Essa foi uma oportunidade importante para que o Sicoob e as garantidoras de crédito mostrassem aos prefeitos a importância de investimentos no setor. Toledo já está trabalhando no fortalecimento do sistema. Nós já garantimos até o fim do mandato um aporte de R$ 500 mil reais para a Garantioeste, o que representa R$ 2,5 milhões em créditos aos nossos empresários”, informou o prefeito.

Na terça-feira (29) os gestores do Paraná foram recepcionados pela prefeita de Rosário, Monica Fein e seus secretários. Segundo o prefeito Beto Lunitti, em Rosário eles puderam conhecer melhor algumas ações de governo. “A prefeita e sua equipe nos apresentou o seu planejamento urbano, as políticas públicas para a saúde, assistência social, além do funcionamento do Orçamento Participativo, implantado há 12 anos aos moldes de Porto Alegre. Ela também destacou a importância de decisões políticas necessárias para o futuro da cidade, mesmo com resistência”. Na ocasião, foi debatido a possibilidade de uma formalização de intercâmbio de cooperação entre os municípios do Oeste do Paraná e da província.

Já na quarta-feira (30) na capital da Província de Santa Fé, os gestores foram recepcionados pelo governador Antonio Bonfatti. Segundo Beto, a Província conta com muitas características presentes no oeste do Paraná, a exemplo da força do agronegócio. “Trata-se da 2° maior economia do país, com 7,5 milhões de cabeças de gado e a 2° maior produção de leite. Mas o que me chamou mais a atenção foram os investimentos em tecnologia, a participação das Universidades e a parceria entre o poder público e privado”.

O prefeito Beto Lunitti também aproveitou a ocasião para tirar dúvidas e conhecer melhor o Plano Estratégico da Província, que se assemelha ao trabalho em desenvolvimento no município de Toledo. “Guardadas as proporções, eles realizaram aqui o que estamos fazendo. Um Plano Estratégico pensado para os próximos 30 anos e que tem como eixos centrais a integração e respeito das culturas da província, a inclusão social e o desenvolvimento econômico. Isso me fez refletir e fiquei feliz por ver que estão no caminho certo”.

Ainda na quarta-feira, os prefeitos viajaram para Sunchales, considerada a Capital do cooperativismo do país, onde participaram de uma reunião com a direção da Sancor Seguros.  

Anuncio gene 2