Antes de implantar a novidade, os Agentes Comunitários de Saúde passaram por um processo de capacitação. Segundo a coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde, Fábia Gracielle da Rocha, a princípio os servidores foram capacitados para digitar as fichas no computador. “Depois dessa fase iniciamos, em 27 de junho, um treinamento com essa equipe em específico, para que utilizassem o tablet ao invés do computador”. Fábia destacou que a novidade possibilita mais agilidade no serviço. “As informações são digitas no tablet que funciona off line e depois são exportadas para o computador, o que gera inclusive, uma economia de papel”.
A enfermeira responsável pela equipe 5 da Estratégia Saúde da Família do Jardim São Francisco, Juliana Beux Konno, destacou que a receptividade à novidade está sendo positiva. “Tem sido ótimo. Os ACS’s já estão cadastrando e atualizando os dados pelo tablet e segundo eles, a população está valorizando mais o trabalho e sendo mais receptivas as visitas e solicitações”, afirmou.
Em breve a equipe 4, também no São Francisco, em fase de capacitação, deve iniciar os trabalhos com o tablet. A expectativa do Governo Municipal é ampliar a novidade para todas as Equipes Estratégia Saúde da Família. “Esses tablets são adquiridos pelo município e possibilitam uma melhoria nos atendimentos, por tanto devemos ampliar isso cada vez mais”, comentou a secretária de Saúde, Denise Campos.
O prefeito Beto Lunitti salientou a preocupação em manter o município atualizado. “Sabemos que a tecnologia avança com rapidez e Toledo deve acompanhar esse avanço para não sofrer no futuro. Em especial, quando falamos de uma área tão importante quanto a Saúde. São melhorias simples, que demandam de capacitação e iniciativa, mas que promovem melhorias significativas”, finalizou.