Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Curso de disseminadores em educação fiscal promove a cidadania

É prática comum reclamarmos dos impostos abusivos e das altas taxas de juros, mas é raro nos interessarmos pela função socioeconômica dos tributos ou pelo controle na aplicação dos recursos públicos. Neste semestre, o Curso de Disseminadores em Educação Fiscal abre sua 12ª turma no NRE Toledo, com o objetivo de, aos poucos, mudar esta realidade.

05/04/2011 - 13:23


Com carga horária de 160h, divididas em encontros presenciais e atividades a distância, o curso tem por objetivos sensibilizar os cursistas para a função socioeconômica do tributo, proporcionando a eles conhecimentos sobre administração pública e incentivando o acompanhamento, pela sociedade, da aplicação dos recursos públicos, criando assim condições para uma relação harmoniosa entre Estado e o cidadãos. “O curso visa promover a Educação Fiscal, para o pleno exercício da cidadania, ato que envolve, principalmente, a relação do cidadão com o Estado”, afirma o tutor Nilton Sergio Rech, “Está estruturado em quatro módulos e seus conteúdos estão adequados aos fatos sociais, políticos e econômicos”, finaliza.

A cursista Sandra Nogueira acredita que a formação irá refletir em seu trabalho como professora. “Discutindo, lendo e estudando, nos sentimos fortalecidos e reconhecemos nosso papel de cidadão para, depois, promover um trabalho efetivo com os alunos, cuja formação crítica é o nosso maior objetivo”, opina Sandra. Para ela, esta é uma oportunidade de interação entre colegas de profissão, troca de idéias, pareceres e experiências.
O Curso de Disseminadores em Educação Fiscal é oferecido pela ESAF (Escola Superior Fazendária) e no Estado do Paraná ocorre em parceria com a SEED (Secretaria de Estado da Educação) e Ministério da Fazenda, constituindo uma das etapas do processo de formação do grupo de disseminadores que irão interagir com professores, servidores públicos e sociedade em geral.
No Núcleo Regional de Educação de Toledo, já se formaram 243 professores/disseminadores, além dos 30 atuais cursistas. A expectativa é de abrir mais duas turmas no segundo semestre. A novidade este ano é a parceria com o Observatório Social de Toledo, que irá promover um concurso de redação nas escolas sobre o tema, para o qual os disseminadores poderão contribuir e orientar os alunos.

 

Da Assessoria - NRE

Sem nome %281144 x 250 px%29