Depois de quatro encontros e debates de diferentes temas relacionados à cultura, acontece nesta sexta-feira (01) às 19h e no sábado (02) às 09h os dois últimos pré-fóruns setoriais que antecedem a Conferência de Cultura de Toledo. Na ocasião serão debatidos os temas Literatura e Cultura Popular/Folclore/Tradições Étnicas/Gastronomia, respectivamente. Os encontros serão realizados no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura.
O pré-fórum do grupo setorial de Literatura deverá contar com a presença de escritores, poetas e cordelistas. Já o pré-fórum de Cultura Popular/Folclore/Tradições Étnicas/Gastronomia vai colher as propostas formuladas pelos líderes de festas gastronômicas e grupos folclóricos.
As propostas dos representantes de cada setor da cultura toledana serão levadas à 2° Conferência de Cultura de Toledo, agendada para o dia 30 de agosto, no auditório. Durante o encontro as propostas serão discutidas e levadas ao plenário, para compor as diretrizes que irão compor o Plano Municipal de Cultura.
Segundo a secretária de Cultura, Geni Fabris, a Conferência possibilitará medidas necessárias para o aprimoramento das políticas públicas culturais de Toledo. “Nosso objetivo é realizar a elaboração de um Plano Decenal de Cultura de 2015 a 2024, e a ampliação da composição do Conselho Municipal de Cultura”.
A secretária lembrou ainda, que está será a primeira vez que se elabora um Plano de Cultura para dez anos. “É uma novidade proposta pelo Governo Federal, por meio do Sistema Nacional de Cultura e que da perspectiva para as ações culturais”.
Já a mudança no Conselho possibilita a paridade entre os membros e a representação de novas linguagens. “E a Conferência é a instância que permite essas alterações. A partir disso será feito indicativo ao prefeito Beto Lunitti e se acatado, as propostas da Conferência deverão ser levadas à Câmara Municipal para votação e aprovação, para então ser formulada a Lei”, finalizou Geni.