Para decidir alguns detalhes sobre como irá funcionar o Primeiro Festival de Curta Metragem de Toledo, o Curta Toledo, a comissão organizadora, composta por servidores das Secretarias Municipais de Cultura e Comunicação Social e consultores técnicos da Itaipu Binacional, se reuniu nesta quarta-feira (30). O festival tem o objetivo de promover e fomentar o desenvolvimento e a produção audiovisual exaltando o potencial artístico e cultural da Região da Bacia do Rio Paraná 3 (BP3). Ele será realizado dos dias 19 a 26 de outubro. O festival terá outras atividades além da competição, para que toda a comunidade possa participar.
Durante a reunião, foi decidido que o lançamento do Curta Toledo será realizado no dia 13 de agosto, às 19h30 no Teatro Municipal de Toledo. A data servirá para fazer a apresentação formal das atividades para toda a comunidade toledana e de outros municípios e países que participarão das ações do Curta. Além disso, outras atividades estarão acontecendo durante o festival. “Nós decidimos realizar algumas oficinas de arte, que não fogem da temática do festival de curta metragem, para que as pessoas que não conseguiram se inscrever para participar da competição do festival, também possam participar”, informou a secretária de Cultura, Geni Fabris. A ideia é possibilitar que várias pessoas possam se envolver com o festival, mesmo que seja através das oficinas oferecidas.
O encontro proporcionou que os responsáveis pela realização do evento pudessem decidir parte da programação que vai compor o festival. “Queremos oferecer uma programação artístico-cultural para complementar o festival”, contou a secretária de Comunicação Social e presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Rosselane Giordani. Segundo ela, serão realizadas ações como a oficina para educomunicadores, de teatro, confecção de bonecos e fantoches, elaboração de projetos, entre outras que ainda estão em construção. “Todas as oficinas que estamos viabilizando tem essa conexão com a produção audiovisual do Curta”, contou.
No mês de agosto ainda acontecerão outros encontros para a decisão do planejamento do Curta Toledo. No dia 13, será o momento de confraternização entre os parceiros, apoiadores, a imprensa e também as pessoas que tem o interesse de participar. “Nessa ocasião será lançada a comunicação visual do festival e também um site por onde as equipes terão que fazer as inscrições para participar. Todo o material produzido ao longo do festival será depositado neste site, vídeos, o making off, o regulamento, a programação”, contou Rosselane, dizendo que esse evento do dia 13 será um momento para mostrar o que será esse evento do Curta Toledo.
As atividades acontecerão na parceria entre Prefeitura de Toledo, por meio das Secretarias de Cultura e Comunicação Social, Itaipu Binacional, Universidade Federal de Integração Latino Americana (Unila) e Universidade Estadual Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, com o apoio da Faculdade Sul Brasil (Fasul).