A revitalização acontecerá em uma extensão de 1.180 metros entre as ruas Mário Fontana e Senador Atílio Fontana. É previsto um investimento de aproximadamente R$ 1,3 milhão. A obra será executada com recursos provenientes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), por meio do Programa de Desenvolvimento Ambiental Sustentável de Toledo, sendo que R$ 927 mil serão lançadas como contribuição de melhoria.
A revitalização da Carlos Sbaraini é uma reivindicação antiga dos moradores daquela região. O Diretor do Departamento de Planejamento Urbano da Secretaria do Planejamento Estratégico, Gilberto Augusto Chmulek, lembrou que a via é estreita e tem pouca iluminação, além de não possuir ciclovia e passeios. As discussões foram iniciadas ainda no ano passado, quando técnicos e servidores participaram de uma reunião com a população. “Hoje não temos acessibilidade nesta via. Existe um empreendimento em andamento para a construção de 300 apartamentos nesta região, atendendo funcionários de uma grande indústria alimentícia de Toledo e precisamos dar trafegabilidade e segurança aos moradores”, afirmou Gilberto.
O Secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Antonio Colla Januário, informou que as obras de revitalização já foram iniciadas. Segundo ele, a SANEPAR está concluindo a instalação da rede seca. “São galerias que serão conectadas futuramente na rede ligada a estação de tratamento de esgoto. A SANEPAR antecipou o investimento para que não precise ser cortado ou danificado o asfalto e o passeio público”. Com a conclusão da rede seca, Igor diz que a Emdur deve iniciar seus trabalhos na próxima semana.
“O dinheiro para a revitalização já está disponível na conta. A obra contempla toda a parte de mobilidade urbana, infraestrutura de iluminação, ciclovia, calçadas adequadas com passeios bem acima da dimensão praticada para proporcionar ao pedestre comodidade e segurança. Esse é o modelo ideal para todos os aspectos de mobilidade urbana e infra-estrutura, é modelo que deveria ser adotado em todas as outras vias principais estruturantes [eixos de ligação]”, afirma Igor.
O diretor Técnico da Emdur, Giovani Luiz Frantz, informou que primeiro será realizada a remoção das calçadas atuais em toda a extensão da rua que será revitalizada. “Vamos retirar todo o material dos passeios para entrar com pedra para fazer o alargamento da pista de asfalto, na sequência vamos fazer o meio fio, as ciclovias, as calçadas e a instalação de todo o mobiliário urbano, que seria os pontos de ônibus, as lixeiras e sinalizações”. Segundo ele, a perspectiva de término é para dezembro deste ano.
Com a remodelação, a rua contará com estacionamento e duas pistas de rolamento. A via vai receber uma nova pavimentação, recuos, ciclovia compartilhada com o passeio em paver tátil, iluminação baixa e alta, abrigos para ponto de ônibus, arborização, entre outras intervenções necessárias. Outra mudança que faz parte do projeto é a retirada da arborização e o plantio de novas mudas seguindo a regulamentação do Plano Municipal de Arborização Urbana de Toledo (PMAUT). “O projeto contempla uma nova arborização. Excluiremos 85 árvores que estão desproporcionais e plantaremos 116 espécies adequadas, que não afetem a iluminação pública”, explicou o diretor de Planejamento Urbano, Gilberto Augusto Chmulek.
Moradores aprovam melhorias
A estudante Sabrina Silva de Souza gosta de andar de bicicleta na Rua Carlos Sbaraini e gostou da ideia de ter uma ciclovia. “Vai ficar melhor e mais seguro. A rua é bastante movimentada e não vou mais precisar andar no meio dos carros”, diz ela.
O comerciante Paulo Belarmino de Melo acredita que com a revitalização várias questões serão solucionadas, tanto na questão de trânsito, quanto de segurança. “Vai ficar muito melhor pra nós, pois aqui sempre acontece acidentes de trânsito. O espaço hoje é muito curto. Além disso tem vários pontos escuros na rua, com a nova iluminação ficará bem mais seguro para os moradores”.
O entregador de gás, André Augusto de Brito Neves, diz que a situação mais crítica é durante o horário de pico. “Nesses horários é um fluxo muito grande de pessoas que saem do Bairro São Francisco e passam por aqui para irem ao trabalho no Pioneiro, Europa e toda aquela região. Eu mesmo já sofri um acidente aqui num desses horários. As mudanças na rua serão muito positivas, vai ficar muito bom, inclusive a iluminação que hoje está bem ruim”, apontou.