A Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) está com as inscrições abertas para mais nove cursos profissionalizantes do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS/TRABALHO) do Governo Federal. Os cursos são em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As formações são gratuitas e os inscritos ainda receberão vale transporte e material didático.
São 20 vagas ofertadas para os cursos de Auxiliar Administrativo, Operador de Computador, Confeiteiro, Vendedor, Recepcionista e Estofador de Móveis. Além disso, foram disponibilizadas 17 vagas para Marceneiro, 18 para Pedreiro de Alvenaria e 16 para Eletricista. Podem participar dos cursos adolescentes a partir de 16 anos de idade e com ensino fundamental incompleto. Cada curso tem a sua exigência quanto à idade e escolaridade. Os interessados em participar podem fazer a inscrição nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou no ACESSUAS/Trabalho, na Rua Mário Pudell, 140, nos fundos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS).
A coordenadora de Qualificação Profissional e Geração de Renda da SMAS, Eni Teresinha da Hora, conta que a intenção de realizar os cursos é proporcionar para a população a chance de ter uma qualificação profissional, além de as pessoas se inserirem no mercado de trabalho. “Nós queremos preparar o usuário para o mercado de trabalho, capacitando para as inúmeras vagas que existem aí fora”. Além disso, a coordenadora ainda disse que é feito toda a preparação e acompanhamento dos participantes dos cursos para fazer o encaminhamento ao mercado de trabalho.
Para a secretária da SMAS, Ineiva Louzada, os cursos oportunizam uma qualificação profissional nas diferentes áreas e consequentemente a melhoria na qualidade de vida da população atendida. “Todos os cursos têm a intenção de contribuir com os usuários do CadÚnico, para que eles participem e possam se inserir no mercado de trabalho, gerando renda e podendo então, sair da área de vulnerabilidade social, ou seja, contribuindo para a autonomia das famílias”, informou.
Inscrições
Os interessados podem fazer a sua inscrição nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Vila Pioneiro, Jardim Europa, Coopagro, Panorama, Santa Clara IV ou no Acessuas/Trabalho, junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS). A pessoa deve ter consigo o RG e CPF, além de possuir o cadastro no CadÚnico. O curso é gratuito, e os inscritos ainda recebem vale transporte e material didático para a participação.