Nesta quarta-feira (06) a Escola de Administração Pública do Município de Toledo (Escola de Governo) inicia a "Capacitação aos profissionais dos Dispensários de Medicamentos”. O curso conta com carga horária de 48 horas e é destinado a profissionais que atuam na dispensação de medicamentos, como Auxiliares de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem e Farmacêuticos.
A capacitação segue até o dia 16 de dezembro, com duas turmas intercaladas com aulas mensais das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Ao todo, serão 6 horas diárias, ministradas por servidores municipais da Secretaria de Saúde. “A maior importância é estar regularizando uma exigência da Vigilância Sanitária, de que os profissionais sejam capacitados anualmente pra realização dos atendimentos, além de uma demanda dos próprios servidores quanto à centralização da capacitação”, explicou a diretora de Assistência Farmacêutica do município, Fabiana Trento.
Segundo a diretora da Escola de Governo, Claudia Carneiro da Silva, o projeto de capacitação se justifica pela iminente necessidade de qualificar os recursos humanos relacionados à assistência farmacêutica no âmbito municipal. “Além disso, colabora na formação de multiplicadores capazes de disseminar para a população a importância do uso racional de medicamentos, bem como conscientizá-los sobre os riscos relacionados aos mesmos”.
Os conteúdos ministrados terão como objetivo capacitar os profissionais para compreensão do ciclo da Assistência Farmacêutica no município de Toledo; Promover o Uso Racional de Medicamentos; Atualizar conhecimentos sobre o armazenamento e controle de estoque de medicamentos com base nas Resoluções Sanitárias; E capacitar os profissionais na distribuição adequada de medicamentos e produtos para a saúde nas farmácias e dispensários das UBS.