Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Projeto Florir Toledo promove ações por meio da Oficina da Terra

Ao todo, mais de 50 meninos e meninas participam das práticas que podem ser reproduzidas em casa por meio da distribuição de mudas, que também são doadas as instituições de ensino do município

04/08/2014 - 17:09


Entre jardins, hortas e plantas medicinais, os jovens do Florir Toledo apreendem a cultivar muito mais do que a terra, apreendem a cultivar amizades e o próprio meio ambiente. A Oficina da Terra oferecida pelo projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) atende aos adolescentes todas as terças e quintas-feiras nos período matutino e vespertino.  Ao todo, mais de 50 meninos e meninas participam das práticas, que podem ser reproduzidas em casa por meio da distribuição de mudas, que também são doadas as instituições de ensino do município.

Segundo o coordenador do Projeto Florir Toledo, Oséias Soares dos Santos, a Oficina da Terra é uma das atividades oferecidas aos adolescentes. “É muito importante porque estimula o contato com o meio ambiente e a transformação dos espaços. Além disso, os adolescentes quando mexem com a terra passam a ter mais cuidados consigo mesmos”, explicou ao lembrar que alguns pegam gosto pela prática. “Temos casos de adolescentes que sairão do projeto e continuarão a trabalhar na área”.

Fernando Almeida Engel, de 14 anos, está a mais de um ano no Projeto Florir Toledo. De acordo com ele, a Oficina da Terra é uma atividade inspiradora. “Eu gosto muito da prática e agora, por exemplo, estou produzindo com a minha avó, com o que aprendi aqui, uma horta de plantas medicinais para uso pessoal”.
Quem também levou a prática para casa foi o adolescente Tiago Souza de 14 anos. “Aprendi as técnicas e com as mudas produzidas aqui para doação fiz uma horta na minha casa. A minha família gostou bastante e acho que daqui a umas duas semanas já vai dar para colher e comer as verduras”, afirmou ele.

Atualmente a Oficina do Projeto Florir Toledo conta com a produção de flores para jardins, horta e chás que podem ser consumidos pelos adolescentes. No espaço também são produzidas sementes de pinhas, que deverão ser plantadas em espaços públicos por meio de parceria com outros projetos e programas em data comemorativa. Os jovens ainda são parceiros de projetos como o de Fitoterápicos da Secretaria de Saúde, entre outros.

Trabalho em rede

A produção de mudas é disponibilizada às Escolas Municipais de Toledo, por meio da participação em um coletivo educacional, que possibilita o trabalho em rede. As mudas podem ser utilizadas em projetos com a parceria do Florir Toledo, ou mesmo, nas ações internas de educação ambiental. Na segunda-feira (04), por exemplo, as Escolas MunicipaisTomé de Souza, da Vila Ipiranga e Princesa Isabel, do Distrito de Dois Irmãos, enviaram ofícios ao Projeto para o recebimento de mudas.

A presidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) da Escola Municipal do Campo no Distrito de Bom Princípio, Geneci Ferreira, também esteve no local, juntamente com a família, para buscar mudas. “Essas mudas vão servir para darmos continuidade ao jardim da Escola, que é cultivado por meio das aulas de educação ambiental”. Segundo ela, o trabalho do Projeto Florir Toledo é muito importante. “Porque isso muda a vida da escola, principalmente no nosso caso, que por se tratar de uma localidade no interior, temos muitos filhos de agricultores que já são ligados ao cultivo da terra”.

Estrutura do Projeto

A Oficina da Terra conta com a ampla estrutura própria do Projeto Florir Toledo para desenvolvimento das atividades. No espaço estão à disposição dos adolescentes duas estufas, um pomar de maças, figos, acerolas e caquis, além de dois espaços para hortas, sendo um direcionado ao cultivo de plantas medicinais e outro a verduras.  “E estamos em crescimento e atividades constantes”, destacou o coordenador do Florir Toledo, Oséias Soares dos Santos.

Anuncio gene 2