Nestas duas décadas muitas transformações aconteceram no espaço. A primeira diretora da instituição, Marcia Puntel, lembrou que no início a escola atendia as crianças com os serviços de creche, escola e saúde. “Tínhamos esta integração que era muito salutar. Hoje, vejo que os dois espaços educacionais e a Unidade Básica de Saúde (UBS) têm suas estruturas separadas, mas ambos continuam com suas propostas”. Marcia também deixou uma mensagem em um mural na exposição dizendo ser “muito bom retornar a casa onde aprendi muito e também colaborei no desenvolvimento e na implantação de diversos projetos. Deixou saudades”.
A anotação estava no ‘museu’ preparado na sala de esportes – judô e ginástica rítmica – da instituição. No local também apareciam fotos e matérias que destacavam os momentos do CAIC. Muitos se emocionavam ao ver, nos registros, períodos em que a sua história e a da unidade escolar se entrelaçam, conforme destacava o depoimento da ex-aluna, de 2001 a 2008, e atualmente professora estagiária da instituição Géssica Franco. “CAIC, o caminho do amanhã... Orgulho de fazer parte desta família. O que carrego do CAIC? Valores, conhecimento, paixão e profissão”.
Algumas fotos tinham um destaque especial. Em 2007, por meio de uma parceira com o curso de Jornalismo da Faculdade Sul Brasil (FASUL) coordenada pelo professor Zigomar Scholer, foram registrados diversos locais no bairro utilizando diversas técnicas de fotografia. O projeto foi desenvolvido com uma classe especial. “Tínhamos alguns alunos que mal conseguiam escrever o nome e mesmo assim podemos ver, nas fotos, os seus sonhos e expectativas”. Zigo ainda acrescentou que “a vida passa sem a gente perceber que podemos fazer algo mais pelas pessoas. Foi uma experiência muito gratificante”. O fotógrafo lembrou que os pequenos utilizaram pinhole – câmeras confeccionadas a partir de latas pelos próprios alunos –, câmeras analógicas e digitais.
Em outro momento, por meio de apresentações culturais, os alunos também puderam demonstrar os 20 anos de história do CAIC. Na primeira delas, uma apresetanção rememorando os acontecimentos de 1994, ano da fundação da unidade escolar. A Copa do Mundo, vencida pela seleção brasileira, foi lembrado em uma das performances. Questões ligadas ao meio ambiente e a preservação também fizeram parte das coreografias. “Foram momentos belíssimos com as crianças, filhos de muitos pais que passaram pelo CAIC, resgatando estes 20 anos”, comentou a diretora da escola Nadir Dias Souza Barbosa.
Para a secretária da Educação, Tania Elisete de Grandi, o evento organizado pelos professores e a equipe pedagógica da escola demonstra o desejo de todos em fazer mais pela educação. “É valoroso o trabalho desenvolvido aqui e que envolveu toda a comunidade escolar. Muitos dos que aqui estão passaram pelo CAIC e hoje seus filhos estudam aqui. Parabéns a todos os que prepararam esta mobilização que reforça a importância da escola para toda a sua comunidade”, concluiu.
Reforma e ampliação
Após vinte anos de atendimento a comunidade do Jardim Maracanã, a Escola Municipal Vereador José Pedro Brum (CAIC) necessitava de uma reforma geral. Há cerca de seis anos, os problemas estruturais começaram a se agravar. Para solucionar este problema, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), desenvolveu um projeto arquitetônico para uma intervenção global da unidade escolar.
Em toda a estrutura serão feitas mudanças objetivando o conforto de alunos e equipe pedagógica, além de adequar às novas regras do Corpo de Bombeiros e deixá-la com total acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais. Será reformado o auditório, refeitório, quadra esportiva, salas de aula e área administrativa, além de ser construído um novo prédio com mais cinco salas de aula.
Para a diretora da escola, Nadir Dias Souza Barbosa, este projeto em andamento é um grande avanço. As obras foram previstas no orçamento 2013, após solicitação do prefeito Beto Lunitti que recebeu e acatou as reivindicações dos servidores e do Conselho Escolar do CAIC nas agendas ‘O Prefeito com a Comunidade’. A secretária de Educação, Tania Elisete de Grandi, esteve diversas vezes no local, verificando a situação. Atualmente o CAIC atende aproximadamente 700 crianças de três a nove anos, sendo que dessas 30% são de período integral. Além disso, há ainda duas turmas de serviço de convivência que é uma área de trabalho específico da assistência social.