Com o intuito de cultivar as tradições gaúchas presentes no município, no domingo (10) acontece, às 19h30, no Teatro Municipal, o lançamento da 6ª Semana Farroupilha. O evento é promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e apoiadores. Na ocasião, o Departamento de Políticas Culturais do Sesi, região oeste, apresenta o show de Délcio Tavares. A atividade faz parte do Circuito Cultural Sesi Regional.
A 6ª Semana Farroupilha está programada para acontecer entre os dias 06 e 20 de setembro no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Segundo a secretária de Cultura, Geni Fabris, as atividades rememoram a história de muitos pioneiros do município. “Os primeiros moradores do nosso município que vieram do Rio Grande do Sul terão a oportunidade de mais uma vez vivenciar sua cultura. Além disso, o evento é uma oportunidade para toda a população, em especial as crianças toledanas, terem contato com essa história e apreendem mais”.
A cerimônia de lançamento do evento acontece no dia 10 de agosto. Após o cantor tradicionalista Délcio Tavares sobe ao palco do Teatro Municipal com uma mistura de ritmos gaúchos e italianos. De acordo com Geni, a parceria com o Sesi vem ao encontro da proposta de lançamento da Semana Farroupilha. “É um artista que mescla a tradição da música gaúcha com o romantismo da música italiana levando o espectador a uma atmosfera semântica fabulosa”.
Os ingressos para o show podem ser adquiridos no Teatro Municipal por R$ 6,00 entrada inteira e R$ 3,00 meia entrada, para estudantes, colaboradores da indústria, doadores de sangue, professores e idosos, portando documentos comprobatórios. Todo o valor arrecadado será revertido pelo Sesi ao Fundo Municipal de Cultura.
Programação da Semana Farroupilha
06/09 (sábado)
19h – A Faculdade do Chimarrão (Airton Ferreira) - Sicoob Oeste.
20h - X Mostra de Dança Gaúcha e Paranaense Adão Camelo (CTG Chama Crioula)
Local: Teatro Municipal de Toledo
13/09 (sábado)
20h – Sessão Farroupilha Maçônica.
Local: CTG Chama Crioula.
Realização: Loja Willy Barth.
Obs.: Após a Sessão, por adesão, Jantar e Show com Paulo Merisio & Grupo Outras Fronteiras.
14/09 (domingo)
16h - Grenal de Bombacha
Local: ATI ou PUC (a definir).
Para os dias 15, 16, 17, 18 e 19
Local: Galpão no Parque Ecológico Diva Paim Barth
06h às 08h - Café campeiro.
Durante o dia:
- Exposição de pequenos animais.
- Apresentação de filmes da cultura gaúcha.
- Mostra de indumentárias típicas do gaúcho e do cavalo.
- Roda de chimarrão.
18h30 - Abertura dos trabalhos artísticos
- Tertúlia livre durante o dia e após os shows no palco principal.
15/09 (segunda-feira)
18h30 – Início da cavalgada com a Chama Crioula com destino ao Acampamento Farroupilha. Saída do CTG Chama Crioula (CTG Chama Crioula e Comitiva Marca de Casco)
19h30 – Abertura Solene da 6ª Semana Farroupilha de Toledo com acendimento da Chama Crioula no Acampamento Farroupilha.
20h – Missa Crioula.
21h - Homenagens a pioneiros e pioneiras da cultura gaúcha em Toledo.
21h30 – Show Grupo “Oh! de Casa”
16/09 (terça-feira)
19h - Apresentações Artísticas (CTG Chama Crioula).
20h – Show Paulo Merisio & Grupo Outras Fronteiras.
21h – Show Grupo Marca de Pampa
17/09 (quarta-feira)
19h - Apresentações Artísticas (CTG Estância da Liberdade).
20h30 – Show Mariana da Gaita.
21h – Show Grupo Samba com Fanta.
18/09 (quinta-feira)
16h - Exposição de cavalos.
19h - Palestra sobre tradicionalismo (Comitiva Marca de Casco).
20h – Show Grupo Filhos do Paraná.
21h – Desfile de Pilchas e Indumentárias Gaúchas.
22h – Show com LUCIANO MAIA (Show PUCPR-Câmpus Toledo).
19/09 (sexta-feira)
19h - Apresentações Artísticas (Grupo da Terceira Idade Querência Amada).
20h – Show Grupo Nossa Estampa.
21h – Show Grupo Paraná.
20/09 (sábado)
10h– Desfile Cívico da Semana Farroupilha e Cavalgada com a Chama Crioula até o CTG Estância da Liberdade (Comitiva Marca de Casco)
20h – Jantar-Dançante com encerramento da 6ª Semana Farroupilha de Toledo. Grupo Balanço Campeiro
Local: Centro de Eventos Desirè Clemente Refosco – Vila Pioneiro (CTG Estância da Liberdade)
Apoiadores da 6° Semana Farroupilha
CTG Chama Crioula; CTG Estância da Liberdade; PUCPR – Campus Toledo; Comitiva Marca de Casco; Grupo da Terceira Idade Querência Amada; Grupo Oh! de Casa; Recanto do Gaúcho; Sicoob Oeste; Programas Tradicionalistas de Rádio “Entardecer nos Pampas”; “Galpão de Estância”; “Pampa na Garupa”; “Rio Grande de todos os Tempos”; e “Saudades da Minha Terra”; Jornal Gazeta de Toledo; Revista Versões; além das Secretarias da Comunicação Social, da Educação, da Administração, do Meio Ambiente, Chefia de Gabinete e da Segurança e Trânsito.