O atleta Alisson Souza Vasconcellos, do Projeto Badminton da Ação Social São Vicente de Paulo/Prefeitura de Toledo, visitou a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Toledo (SMEL), na terça-feira (05), para apresentar a medalha de prata conquistada no Campeonato Pan-americano realizado na Guatemala de 19 a 26 de julho. O badminton em Toledo é apoiado pelo Programa Esporte Cidadão da SMEL. Além disso, Alisson é um dos atletas toledanos beneficiado com o Passe Atleta e auxiliado com transporte para competições.
Até hoje, apenas um atleta paranaense havia participado de uma convocação para o grupo principal. “O trabalho em Toledo é recente e não esperávamos ter um atleta na seleção tão cedo”, comentou o técnico Valdecir Anacleto. Segundo ele atualmente, no município, aproximadamente 350 crianças praticam o badminton e as equipes sub 13, sub 15 e sub 19 ocupam o segundo lugar no ranking brasileiro.
Sobre Alisson, Valdecir afirmou que o atleta é dedicado nos treinamentos, com uma rotina que chega a cinco horas diárias, entre preparação física, tática e técnica. Isto justifica o bom resultado na Guatemala. Anacleto acrescentou que esta conquista representa muito para a modalidade em Toledo e demonstra o crescimento a partir do apoio de patrocinadores e da Prefeitura. “Muitas pessoas e entidades colaboram com a gente, como a Prefeitura de Toledo, a rede de farmácias Nossa Farma, Empol Embalagens, Núcleo de Escolas de Inglês de Toledo, Academia da AER Sadia e Ação Social São Vicente de Paulo”.
A secretária de Esportes e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves Costa, destacou o trabalho realizado pelo professor Valdecir Anacleto. “Pessoas que amam o esporte tomam à frente e a SMEL, dentro de suas possibilidades, promove o repasse financeiro de recursos para as entidades esportivas, a cedência de transporte para competições, auxiliando para que aconteça o desenvolvimento. O badminton, da mesma forma do que aconteceu hoje com a ginástica rítmica, começa a dar seus frutos, com atletas ganhando destaque nacional e internacional. Isto tudo nos orgulha”, frisou.