Continuando os trabalhos de melhorias e investimentos no trânsito de Toledo, o Governo Municipal sancionou na terça-feira (05) o registro de preços de equipamentos e materiais para implantação, manutenção e programação de semáforos que totalizam aproximadamente R$ 510 mil. Os novos equipamentos serão utilizados na nova semaforização da região central que acontecerá de forma sincronizada. A ‘onda verde’, como o sistema é chamado, permitirá que as vias tenham mais fluidez.
Foram adquiridos 310 itens, que servirão para manutenção e prestação de serviços. No processo, que objetiva a ampliação da semaforização da região central, o registro de preços foi para aquisição de painéis luminosos para novos cruzamentos e peças de reposição. A ação faz parte dos trabalhos iniciados ainda em 2013 visando a reorganização do trânsito no quadrilátero entre a Avenida Parigot de Souza e as Ruas Santos Dumont, Piratini e São João.
Os novos equipamentos também auxiliarão na criação do Binário Leste/Oeste, nas Ruas XV de Novembro e Guarani, que trará mais agilidade para quem se desloca do centro para as faculdades e universidades. A região oeste do município também conta com a implantação de estruturas de saúde como o Hospital Regional e a Unidade de Pronto Atendimento Doutor José Ivo Alves da Rocha, ambos na Vila Becker. “Nós vamos instalar os novos equipamentos nos pontos em que notamos ter um maior conflito, uma maior necessidade de ter mais organização”, comentou o diretor do Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans), Fabiano Faria.
Segurança
Além de dar mais condições de mobilidade no Centro, o principal foco é trazer segurança aos usuários das vias e passeios públicos no Centro. Alguns dos equipamentos novos serão semáforos também para pedestres, para que todos tenham total segurança. Segundo dados do Deptrans, apontados pelo prefeito de Toledo, Beto Lunitti, durante reuniões com representantes de diversos setores da sociedade organizada toledana, em maio de 2013, o município já contava com mais de 82 mil veículos registrados e um crescimento de aproximadamente 9% ao ano.
Outra informação importante é a concentração de 42% dos acidentes de trânsito na região central da cidade, no quadrilátero entre as ruas São João, Santos Dumont e Piratini e a Avenida Parigot de Souza. “Estes dados foram colhidos por acadêmicos dos cursos de Bacharelado em Engenharia Civil e de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Toledo, e por agentes da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito”, frisou o prefeito.