Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Escolaridade e qualificação profissional são os principais requisitos exigidos por empregadores toledanos

A Agência do Trabalhador (Sine) de Toledo só no mês de julho ofertou 415 novos postos de trabalho. Com o aprimoramento tecnológico nas diversas áreas do trabalho, a escolaridade e qualificação profissional, cada vez mais, são pré-requisitos básicos para quem busca uma colocação no mundo do trabalho, mesmo para o setor de produção, o recordista na oferta de vagas. No município de Toledo os trabalhadores podem contar com diversas possibilidades de capacitação, entre elas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS).

06/08/2014 - 22:21


Para quem está procurando emprego ou qualificação, Toledo oferece diversas oportunidades. Somente no mês de julho, o município abriu 415 novas vagas e contratou 308 novos trabalhadores. A média salarial, assim como escolaridade varia com o segmento do trabalho. O perfil do trabalhador toledano  que busca uma vaga no Sine tem idade entre 18 e 45 anos. E a escolaridade média daqueles que buscam o serviço é o ensino fundamental completo.

Segundo o gerente da Agência do Trabalhador de Toledo, Gilberto Engelmann, muitas vagas não são preenchidas por requisitos que a empresa exige, e o candidato não possui. “A maior dificuldade encontrada para preencher as vagas, é o fato de a empresa exigir alguns requisitos que o candidato não possui, que na maioria das vezes é escolaridade ou qualificação. O candidato as vezes tem um, mas não tem o outro”, contou. Além disso, o gerente ainda apontou que a média salarial varia de vaga para vaga, mas quanto melhor a escolaridade e a qualificação do candidato, melhor será o salário. “O salário mínimo ofertado é o do comércio, que está R$ 918”, informou.

Pensando na capacitação e na inserção destas pessoas ao mercado de trabalho, e assim, promover a autonomia dos cidadãos, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) está oferecendo diversos cursos profissionalizantes. Neste segundo semestre, a Secretaria abriu diversas vagas para nove cursos diferentes. O trabalho é em conjunto com o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS/Trabalho), da União, além de contar com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

São 20 vagas ofertadas para os cursos de Auxiliar Administrativo, Operador de Computador, Confeiteiro, Vendedor, Recepcionista e Estofador de Móveis. Além disso, foram disponibilizadas 17 vagas para Marceneiro, 18 para Pedreiro de Alvenaria e 16 para Eletricista. Podem participar dos cursos adolescentes a partir de 16 anos de idade e com ensino fundamental incompleto. Cada curso tem a sua exigência quanto à idade e escolaridade. Os interessados em participar podem fazer a inscrição nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou no ACESSUAS/Trabalho, na Rua Mário Pudell, 140, nos fundos da SMAS.

A secretária da pasta, Ineiva Louzada, comenta que oferecendo estes cursos, é ofertada para o trabalhador toledano a oportunidade de aprender coisas novas, além de possibilitar que ele aumente o seu potencial de trabalho. “Esses cursos que a SMAS oferece para a população de Toledo é justamente para melhorar e aprimorar a qualificação do trabalhador, além de possibilitar o crescimento profissional, atendendo às exigências feitas muitas vezes pelas empresas contratantes”, comentou.

Este ponto também foi destacado pelo gerente da Agência do Trabalhador, que expôs que a escolaridade e a qualificação é um dos principais pré-requisitos exigidos pelos empresários no momento da contratação. “Os empresários têm exigido cada vez mais a qualificação e a escolaridade, porque com o avanço da tecnologia os equipamentos das empresas são cada vez mais modernos e com isso mais caros. Por isso os empresários procuram trabalhadores mais especializados para manusear estes equipamentos”, finalizou.

 

Anuncio gene 2