Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

DNIT atende solicitação da Prefeitura e Jardim Independência ganhará passarela para pedestres

Segundo o ofício “em atendimento à solicitação, está incluída no anteprojeto de duplicação da BR-163/467, entre Toledo e Marechal Cândido Rondon, a implantação da passarela no KM 71,8”

07/08/2014 - 17:04


Uma demanda que se arrastava desde a fundação do Jardim Independência e que afligia os moradores será resolvida. Em ofício encaminhado à Prefeitura de Toledo, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), do Governo Federal, comunicou que foi incluso no projeto de duplicação da BR-163 a construção da passarela transpondo a BR-467, no KM 71,8.  O anúncio foi feito pelo prefeito Beto Lunitti em encontro com os moradores do bairro.

O documento foi assinado pelo superintendente regional do DNIT-PR, José da Silva Tiago, e atende um pedido feito pelo município de Toledo. Segundo o ofício “em atendimento à solicitação, está incluída no anteprojeto de duplicação da BR-163/467, entre Toledo e Marechal Cândido Rondon, a implantação da passarela no KM 71,8”.

A notícia veio ao encontro dos anseios de todos que residem na localidade. Segundo relatos, o bairro fica isolado devido à BR-467, que separou a comunidade do restante da sede do município. “Como são poucos moradores no bairro, não temos unidade básica de saúde, escolas e outras estruturas públicas. Também não atraímos comércios e serviços”. Esta situação obriga os cidadãos a buscar atendimentos públicos e privados em outras regiões da cidade. “Para estudar, os alunos precisam atravessar esta rodovia, onde já ocorreram mortes, e isso nos angustia no dia a dia”, afirmou a presidente da Associação de Moradores do Jardim Independência, Neusa Teresinha Kroth de Rosso.

Além deste anúncio, os moradores presentes no encontro apontaram algumas reivindicações, como melhorias no Centro Comunitário, como a construção das churrasqueiras e de um parque infantil. “Hoje as crianças usam a academia da terceira idade para brincar”, disse Neusa. A churrasqueira, segundo o assessor de Assuntos Comunitários, Valtair Apolinário, já tem parte dos recursos previstos por meio do Orçamento Participativo (OP-2014). A comunidade também lembrou que a coleta seletiva e de lixo orgânico tem funcionado no bairro.

Para o prefeito Beto Lunitti, as reivindicações dos moradores são justas e serão atendidas de acordo o planejamento do município. “Conforme já disse o (Valtair) Apolinário, algumas demandas, como a edificação da churrasqueira, bem como sua cobertura, serão solucionadas com os recursos do Orçamento Participativo. As outras necessidades serão atendidas segundo os organogramas das Secretarias Municipais”.

Sobre a construção da passarela, uma questão de relevância histórica, Beto afirmou ter sido um esforço conjunto do município e do DNIT, com o apoio de entes políticos da região. “Procuramos o órgão e obtivemos uma resposta positiva do (José da Silva) Tiago. A obra fará parte do conjunto de ações para a duplicação da BR-163, entre Toledo e Marechal Candido Rondon”. O prefeito toledano ainda lembrou que, dentro do projeto, o Centro de Eventos Ismael Sperafico ganhará um novo acesso pela Rua Rio Grande do Sul, por meio de um viaduto. “São investimentos nesta região para atrair mais investimentos”, concluiu.

Anuncio gene 2