Uma demanda que se arrastava desde a fundação do Jardim Independência e que afligia os moradores será resolvida. Em ofício encaminhado à Prefeitura de Toledo, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), do Governo Federal, comunicou que foi incluso no projeto de duplicação da BR-163 a construção da passarela transpondo a BR-467, no KM 71,8. O anúncio foi feito pelo prefeito Beto Lunitti em encontro com os moradores do bairro.
O documento foi assinado pelo superintendente regional do DNIT-PR, José da Silva Tiago, e atende um pedido feito pelo município de Toledo. Segundo o ofício “em atendimento à solicitação, está incluída no anteprojeto de duplicação da BR-163/467, entre Toledo e Marechal Cândido Rondon, a implantação da passarela no KM 71,8”.
A notícia veio ao encontro dos anseios de todos que residem na localidade. Segundo relatos, o bairro fica isolado devido à BR-467, que separou a comunidade do restante da sede do município. “Como são poucos moradores no bairro, não temos unidade básica de saúde, escolas e outras estruturas públicas. Também não atraímos comércios e serviços”. Esta situação obriga os cidadãos a buscar atendimentos públicos e privados em outras regiões da cidade. “Para estudar, os alunos precisam atravessar esta rodovia, onde já ocorreram mortes, e isso nos angustia no dia a dia”, afirmou a presidente da Associação de Moradores do Jardim Independência, Neusa Teresinha Kroth de Rosso.
Além deste anúncio, os moradores presentes no encontro apontaram algumas reivindicações, como melhorias no Centro Comunitário, como a construção das churrasqueiras e de um parque infantil. “Hoje as crianças usam a academia da terceira idade para brincar”, disse Neusa. A churrasqueira, segundo o assessor de Assuntos Comunitários, Valtair Apolinário, já tem parte dos recursos previstos por meio do Orçamento Participativo (OP-2014). A comunidade também lembrou que a coleta seletiva e de lixo orgânico tem funcionado no bairro.
Para o prefeito Beto Lunitti, as reivindicações dos moradores são justas e serão atendidas de acordo o planejamento do município. “Conforme já disse o (Valtair) Apolinário, algumas demandas, como a edificação da churrasqueira, bem como sua cobertura, serão solucionadas com os recursos do Orçamento Participativo. As outras necessidades serão atendidas segundo os organogramas das Secretarias Municipais”.
Sobre a construção da passarela, uma questão de relevância histórica, Beto afirmou ter sido um esforço conjunto do município e do DNIT, com o apoio de entes políticos da região. “Procuramos o órgão e obtivemos uma resposta positiva do (José da Silva) Tiago. A obra fará parte do conjunto de ações para a duplicação da BR-163, entre Toledo e Marechal Candido Rondon”. O prefeito toledano ainda lembrou que, dentro do projeto, o Centro de Eventos Ismael Sperafico ganhará um novo acesso pela Rua Rio Grande do Sul, por meio de um viaduto. “São investimentos nesta região para atrair mais investimentos”, concluiu.