Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Governo Municipal promove reestruturação do Setor de Fonoaudiologia da SMED

Os profissionais atenderão todas as escolas e centros municipais de educação infantil da rede municipal que solicitarem os serviços

07/08/2014 - 17:13


Entre os avanços promovidos pelo Governo Municipal na Educação destaca-se a reestruturação do Setor de Fonoaudiologia da Secretaria Municipal de Educação (SMED). Desde o início de 2013 diversos investimentos tem melhorado os atendimentos aos alunos e professores, como a contratação de mais uma profissional fonoaudióloga, disponibilização de veículo e compra de equipamentos.

Nesta quarta-feira (07) o prefeito Beto Lunitti recebeu, juntamente com a secretária de Educação, Tania de Grandi, as profissionais do setor que apresentaram as últimas aquisições para os atendimentos. Na lista constam um equipamento para teste do orelhinha e amplificadores para os professores. Ao todo foram investidos cerca de R$ 35 mil na aparelhagem que será utilizada em crianças de zero a cinco anos de idade. Os profissionais atenderão todas as escolas e centros municipais de educação infantil da rede municipal que solicitarem os serviços.

Segundo o prefeito Beto Lunitti os avanços representavam uma das propostas de governo. “Esse foi um compromisso assumido que fico muito feliz em ver concretizado. São serviços importantes que muitas vezes não tem a devida atenção. E nós nos propomos a mudar isso e já estamos colhendo bons resultados, com investimentos constantes”, explicou.

O teste da orelhinha, por exemplo, é ofertado pelos hospitais de forma gratuita, pois se trata de uma política pública federal. Porém, com a compra do equipamento de emissões acústica para realização do teste, as fonoaudiólogas da SMED, Iracema Noemi Palma de Oliveira e Mayara Piccinin, poderão realizar o teste em crianças que não tenham feito quando recém nascidas e/ou que apresentam sinais de problemas auditivos. “Os pedagogos são os principais responsáveis em fazer as indicações. Com isso, podemos garantir a detecção de problemas auditivos em crianças, que mesmo que já tenham feito o teste, desenvolveram algum problema posterior”, comentou Iracema.

Outra novidade é a aquisição de mais cinco amplificadores para disponibilização aos professores com problemas vocais. Segundo Tania, sem os amplificadores esses professores ficam impossibilitados de dar aula. “Isso é qualidade de vida para os professores, que não precisam esforçar a voz para dar aula e se fazer entender por todos os alunos, afinal, os professores com problemas vocais contam com atestado médico e não podem dar aulas sem o equipamento”, explicou ela ao lembrar que com a aquisição a SMED passa a ter nove amplificadores. A disponibilização aos profissionais é de responsabilidade das fonoaudiólogas.

Mais serviços

Segundo as fonoaudiólogas da Secretaria Municipal de Educação (SMED) os investimentos no setor tem melhorado os serviços prestados aos alunos e professores. “Com isso temos mais condições de ampliar as ações tendo, por exemplo, um carro a disponibilização”, explicou a fonoaudióloga, Mayara Piccinin.

Entre os atendimentos realizados pelo setor, está uma iniciativa inovadora que trata de encontros com a comunidade escolar para prevenção de problemas fonoaudiológicos. “Nessas reuniões com os pais, que realizamos semanalmente nas unidades escolares da rede municipal, abordamos questões como o uso da mamadeira e da chupa, e até mesmo a forma correta de amamentação, pois quando as mães amamentam seus filhos deitados há risco de gerar problemas auditivos e até a perda total da audição”, finalizou a fonoaudióloga.

Anuncio gene 2