Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

TOLEDO: Arrombamentos aumentam em 50% e homicídios caem pela metade neste ano

De janeiro a setembro deste ano, aumentou em 50% o número de furtos qualificados – arrombamentos – na cidade de Toledo comparado ao mesmo período de 2009. Os dados são do 19º Batalhão da Polícia Militar, apresentados pelo comandante, tenente coronel Everson Marins à Casa de Noticias.
Segundo o coronel, nos nove primeiros meses do ano passado foram 396 destes delitos. No mesmo período deste ano foram 562.

18/10/2010 - 10:10


Os objetos mais visados são eletrônicos como máquinas fotográficas digitais, laptop, televisores LCD e dinheiro. Segundo o coronel, investigações apontam que estes objetos ou são trocados por drogas ou vendidos por um valor muito aquém. Calcula-se que receptadores não sejam da cidade de Toledo.
Por outro lado, os chamados crimes contra a vida caíram mais da metade neste ano. Em 2009 já haviam sido assassinadas 39 pessoas e neste ano foram 17. “Realmente este é um dado que podemos comemorar”, destacou.

Assaltos

Outro indicador negativo e que também pode ser associado ao consumo de drogas corresponde aos assaltos. De janeiro a setembro de 2009 haviam sido contabilizados 194 roubos, neste ano, até o final do mês passado, eram 235.
O comandante reforça que, por se tratar de uma cidade de médio porte e ainda há uma relação de amizade na entre vizinhos, que liguem para o 190 quando perceber que alguém diferente está rondando o bairro. Assim, ele reforça, fica mais fácil para deslocar uma viatura e verificar o que de fato está acontecendo.
Parte do limite das ações da Polícia Militar está na defasagem no número de profissionais, mas parte do problema pode ser amenizado nos próximos meses. Estão em fase de formação na Escola de Polícia na sede do 19º BPM, 30 futuros soldados. Quatorze de Toledo e os demais de outros municípios da regional de abrangência. A perspectiva é para que todos fiquem, senão em Toledo, mas na região distribuídos entre os 20 municípios do Oeste de cobertura.
A entrevista completa com o tenente coronel você acompanha em instantes no site da Casa de Notícias.

Juliet Manfrin

Sem nome %281144 x 250 px%29